Retrômobilismo#61: A Fiat reinventou as stations com a Panorama, a "SW" do famoso 147!


O segmento de stations estava restrito a Chevrolet Caravan e Ford Belina no início dos anos 80. Foi que em Abril de 1980 a Fiat lançava no mercado a Panorama, station compacta que abriu caminho para outras rivais futuras, como a Volkswagen Parati, Chevrolet Marajó entre outros que estavam por vir. Tinha amplas janelas laterais, divididas entre 3 partes, justificavam o nome "panorama". Trazia como grande destaque, o seu amplo espaço interno, com capacidade de carga de 730 litros no porta-malas, ou até mesmo, 1.440 litros com o banco traseiro rebatido, trazendo versatilidade para a Panorama. Os assentos dianteiros, eram ligeiramente mais alto, havia também mais espaço para a cabeça no banco traseiro, mas poucos notavam o leve "degrau" evidente no teto da station, como pode ser visto nas fotos.


O motor era o mesmo 1.3 do 147, que rendia 61cv de potência a 5.400rpm e seu peso era de 840kg. No tanque cabiam 52 litros, contra 43 dos outros modelos, que logo foram atualizados nessa parte para aumento da autonomia com a crise do petróleo. Tinha como destaque, sua estabilidade, assim como todos os modelos da linha 147, em 1982 já chegavam ao mercado as versões C e CL sendo a primeira mais básica e a segunda a mais completa. Como a base da Panorama era mais que a do 147, ela originou a "segunda" geração da picapinha City. No mesmo ano de 1982, a nossa Panorama era exportada para a Itália com motor 1.3 Diesel que rendia 45cv de potência, fazia média de 15,5km/l no país europeu, onde foi chamada lá por 127 D Panorama.


Em 1983 a Fiat dava um leve tapa no visual da 147 e da Panorama. Ambos ganhavam uma frente mais moderna, ganhavam um certo luxo com esse face-lift. Tinha grade e faróis maiores, com um desenho próximo ao que surgiria no futuro sucesso de vendas, o Uno e novas lanternas. Nas laterais, largas molduras de poliuretano e repetidores de luzes de direção nos pára-lamas, eram as novidades visuais da Panorama para 1983. Nesta mudança de visual, a Panorama ganhava câmbio manual de 5 velocidades, e não de 4 velocidades como o modelo que era vendido até então, trazia mais economia de combustível e conforto já que o nível de ruído era reduzido. A 5º marcha trazia o reescalonamento completo do câmbio e não uma sobre-marcha como no Ford Corcel. Trazia a coluna de direção mais rebaixada, em 30mm, reduzindo o incômodo da direção muito inclinada.


Assim, a Panorama se manteve como a station do 147 até a chegada do Uno começar a ameaçar a existência do hatch que era um sucesso de vendas no Brasil já em 1984, quando o novo compacto chegava ao paós com visual moderno, com o que tinha de mais atual na Europa. Era o início do fim para o 147 e sua família, já que a intenção da Fiat era substituir todos os modelos oriundos do 147 para a família Uno. Foi então que a perua com seus 3,91m de comprimento e 1,42m de altura saía de linha em 1986, depois de 115.986 unidades produzidas, sendo destas, 58.413 unidades vendidas no Brasil, enquanto outras 57.573 unidades tinham sido exportadas para vários países, entre eles Itália e outros países da Europa, além de países da América do Sul, como Argentina, Chile e Venezuela.


Na foto abaixo, a Fiat 127 D Panorama, exportada para a Itália.


Fonte: Best Cars

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