Sobre


O Conexão Automotiva foi desenvolvido por um jovem nascido em Uruguaiana (RS) que sempre amou ler sobre automóveis, desde a sua infância, quando recebeu um lote de unidades das revistas Quatro Rodas, Autoesporte, Motor Show e Carro, que ele queria se desfazer. Ali foi o pontapé inicial deste site, antes mesmo da sua criação. Apaixonado por miniaturas e com as revistas debaixo do braço, surgiu a inquietação: “eu poderia fazer o mesmo!”. Sem recursos para fazer uma revista, logo pensei em algo na internet.

Isso porque falar e escrever sobre carro e (assim como todo apaixonado pelo mundo das quatro rodas), não conseguia encontrar pessoas em meu círculo social para desenvolver qualquer tipo de assunto. Assim, em 21 de dezembro de 2010, com 13 anos, nascia um blog de um adolescente que ainda era bem imaturo e com uma escrita não muito boa (inclusive, se encontrar algo mal escrito por aí, me perdoe). A criação do blog na época seria uma válvula de escape sobre não ter ninguém para conversar sobre e ainda com o potencial de melhorar a escrita (a prática auxilia e muito!).

A ideia foi amadurecendo com o passar dos anos e o nome Car Carros não fazia sentido algum (realmente, nenhum mesmo). Foi então que em 3 de novembro de 2014, aderimos ao nome Conexão Automotiva. Também no ano de 2014, eu, Luis Noal e editor do site, estava em meu último ano do Ensino Médio. Tinha algumas opções em mente, como Engenharia Mecânica e Desenho Industrial, mas esses sonhos foram ceifados pela matemática. Sem poder estudar a engenharia dos motores e nem mesmo poder virar designer, pensei comigo mesmo: “se não posso fazer nada disso, o que me resta?”, falei isso estando na frente do computador, de cara para a página do Word, onde estava escrevendo uma publicação. Bingo!



Se não pudera fazer nada do que esperava, eu tinha em mãos o poder de escrever sobre. Foi já como um jovem adulto que o Jornalismo entrou na minha vida como uma escolha de profissão. Me inscrevi no Exame Nacional do Ensino Médio, o popular ENEM, com a ideia de cursar Jornalismo e fui aprovado na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) em 2016, no município de São Borja (RS). Desde então, é possível acompanhar que o Conexão Automotiva passou por algumas fases de evolução e profissionalização. De blog, evoluímos para site e apesar de algumas limitações de plataforma, seguimos firmes e fortes.

Após o fim do curso, decidi que era o momento de levar o Conexão Automotiva comigo a um Programa de Pós-Graduação. Foi aí que surgiu a ideia da nossa série ‘Os 30 anos dos carros importados no Brasil’, projeto desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), cursado também na mesma UNIPAMPA. Desde o fim deste projeto e da defesa de dissertação, segui com o Conexão Automotiva e tive experiências em outros lugares ao mesmo tempo. Mas o amor e a resiliência permaneceram apenas com este site do qual você lê esta síntese.

Sei das limitações impostas a uma pessoa ser responsável por gerenciar tudo. E quando falo tudo, é tudo mesmo: desde as publicações, as publicações nas mídias sociais digitais e o gerenciamento da caixa de e-mail, que fica devendo um pouco de maior atenção no momento (mas é respondida). O site conta com mais de 35.000 publicações, mais de 13 milhões de acessos e está presente nas principais redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter. Há ainda nossos canais no YouTube, TikTok e Kwai, estes ainda sem planos de conteúdos mais fixos. Aqui, você confere notícias diárias e práticas, para um consumidor que não quer ficar desinformado, mas ao mesmo tempo possui uma rotina mais apertada.

 

Atenciosamente, Luis Noal – Editor do Conexão Automotiva.



Você pode nos acompanhar em várias mídias sociais. Como bem destacamos acima, estamos presentes no Facebook, Instagram, Twitter/X, YouTube, TikTok e Kwai, mesmo que em algumas dessas plataformas ainda não tenha conteúdos atualizados (no momento). Mesmo assim, quer nos apoiar e seguir como uma forma de nos incentivar a produzir conteúdo em novos formatos? Então beleza, confira nossos perfis abaixo, sempre o @conexaoautobr. Desde já, agradecemos seu apoio!


Conexão Automotiva – Perfil Facebook


Conexão Automotiva – Perfil Instagram


Conexão Automotiva – Perfil Twitter/X


Conexão Automotiva – Perfil YouTube


Conexão Automotiva – Perfil TikTok


Conexão Automotiva – Perfil Kwai


Postagens mais visitadas deste blog

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Jeep desenvolve a chegada de Compass e Commander Blackhawk, com 272cv, até maio

Curiosidades: por que o disco de freio parece com ferrugem mesmo sendo novo?

Rivian revela um novo teaser do R2, que tem mais detalhes revelados antes da sua estreia

Fiat revela novo teaser da Titano; picape média ganha site e confirma estreia para 14 de março

Honda Group confirma investimento de US$ 2,99 bilhões em joint-venture com a GS Yuasa