Auto Artigo #25: Mahindra, primeira vítima da crise do mercado automobilístico brasileiro?


Será que a crise no mercado brasileiro poderia fazer alguma marca sair do Brasil devido as baixas vendas, assim como aconteceu em 1998 quando várias daquelas marcas importadas que vieram em no início dos anos de 1990 não conseguiram permanecer em linha no mercado? A Mahindra, depois da crise que afetou o mercado preferiu ir embora do país. A fábrica da marca, em Manaus (AM), pertence a Bramont, um grupo que se tornou o braço direito da Mahindra no Brasil. Quando chegou ao país, em 2007, a marca indiana pretendia vender cerca de 4.000 unidades por ano de Scorpio e Scorpio SUV, que mais tarde receberia o nome de MOV. Desde então, essas 4.000 unidades foram emplacadas nos últimos 8 anos praticamente. Devido as condições do mercado brasileiro nos últimos tempos e a desvalorização do real, a operação foi encerrada. De fato, a Mahindra tinha uma logística muito confusa: o custo era alto para a marca indiana, que tinha que pintar as carrocerias em Pouso Alegre/MS e de á mandá-las para Manaus, onde seriam montados a parte do chassi, motor e transmissão. Além disso, era necessário uma viajem cansativa de balsa até Belém e o caminho inverso era feito com os veículos já prontos, que depois seguiam para distribuição através de Uberlândia/MG. O vice-presidente da Mahindra mundial confirmou que "Onde não vemos perspectivas de médio a longo prazo, não há sentido. Encaramos os fatos e saímos (da situação)". Ou seja, a Mahindra teve o azar de participar de dois fatores: erro de logística no país, que tinha um alto custo para produzir modelos de baixas vendas e a instabilidade do mercado brasileiro.

Comentários

  1. Essa parte da logistica deles não pode ser séria. impossivel! ,essa quilometragem dá para atravessar a india 2 vezes,até uma criança do primário se daria conta que é impráticável. Os carros deles já saiam da fabrica com 10 mil km rodados...kkkkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Peugeot lança promoção com 208 e 2008, que serão vendidos com descontos de até R$ 17 mil