Citroën enfim lança o C4 Cactus no Brasil por R$68.990 iniciais e coloca marca entre SUVs


A Citroën apresentou oficialmente o seu primeiro utilitário esportivo, o C4 Cactus. Produzido na fábrica de Porto Real (RJ), o SUV é o início da renovação da marca no mercado interno. Com pré-venda iniciada, o C4 Cactus chega quase idêntico ao modelo europeu, apresentado renovado em 2017. Desenvolvido sobre a plataforma PF1, a mesma de C3 e AirCross, o Cactus possui 4,17 metros de comprimento, 2,60 metros de entre-eixos, 1,71 metro de largura e 1,56 metro de altura. Seu porta-malas é de 320 litros, com capacidade de 55 litros no tanque de combustível e pesando entre 1.135kg e 1.225kg. Con ângulos de entrada e saída de 22° e 32°, respectivamente, o Citroën C4 Cactus tem altura livre do solo de 22,5 cm e calibração para enfrentar a dureza de nossas estradas com e sem pavimento. O SUV compacto chega ao país depois de quase quatro anos de atraso em relação à Europa e tem a dura missão de fazer a Citroën crescer no mercado, depois de estar enfraquecida com C3 e AirCross. “Mais do que um produto estratégico, o C4 Cactus representa para nós a renovação da Citroën, totalmente conectada aos desejos e necessidades de nossos clientes”, explica Ana Theresa Borsari, presidente do Grupo PSA no Brasil. “Ele é a essência da marca hoje e chega para romper os códigos do segmento.”. Em relação ao modelo europeu, destaque para a adoção de rack de teto e os vidros diferentes nas portas traseiras, que aqui devem abrir, diferente do modelo europeu, com janelas basculantes. Por isso, agora tem vidros comuns e adicionaram molduras nas colunas. Outra novidade é o teto flutuante, ou seja, pintura em dois tons. 


Aqui, o Cactus ainda terá rodas de 17 polegadas diamantadas com pneus de uso misto. No interior do modelo brasileiro, destaque para a grande central multimídia de 7 polegadas com conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, o interior traz materiais diferenciados em sua concepção, trazendo revestimento interno em soft-touch em toda a área horizontal do painel e inéditas combinações de cores. Ele traz também novas saídas de ar do ar-condicionado, novo posicionamento da central multimídia e modificações no console central e até mesmo no design das portas. Há também um novo volante e padronagem dos tecidos. O modelo também passou por um intenso trabalho de redução de ruídos e terá o isolamento da cabine como destaque. A Citroën equipou o C4 com bons itens de segurança, com um pacote batizado de Advanced Driver Assistance System. Esse pacote inclui itens de série como frenagem automática de emergência e alerta de colisão, alerta de saída de faixa, alerta de atenção ao condutor e alerta de pausa. O sistema percebe se o motorista está perdendo a concentração e avisa que é melhor fazer uma pausa após dirigir por duas horas a velocidades acima de 70km/h. Na mecânica, ele será vendido com os motores 1.6 16v VTi Flexstart que desenvolve 122/118cv de potência e com torque de 16,1kgfm, acoplado ao câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6 velocidades. Essa versão de entrada deve ser batizada de Live. As versões Feel e Shine terão motor 1.6 THP Flex de 173/166cv e 24,5kgfm, automático de 6 velocidades. Segundo a marca, o THP acelera de 0 a 100km/h em 7,3 segundos e chega a velocidade máxima de 212km/h.


Na fábrica de Porto Real, a PSA confirmou uma série de novidades para a fábrica para poder produzi-lo. A pintura em dois tons é a primeira delas, enquanto a fábrica de Porto Real passa a ser uma das fábricas mais modernas do grupo no mundo. O investimento de R$580 milhões desde 2016, a unidade passou a ter processos de medição a laser e de kits pré-montados em áreas anexas à linha de produção, além de uma nova pista de testes. Para a América Latina, a PSA trabalha no desenvolvimento do Cactus desde 2015 e foi a região uma das responsáveis pelo face-lift do Cactus, que já roda na Europa. Os testes nas ruas somaram mais de um milhão de quilômetros rodados por países como Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, Espanha, França e Suécia. A marca francesa projeta vender 2.500 unidades mensalmente, cerca de 1% do mercado brasileiro. Só pra constar, Citroën e Peugeot vendem juntas uma média de 2.900 unidades mensais de todos os modelos, ou seja, a Citroën pretender fazer do C4 Cactus seu carro mais vendido. O mix de vendas do crossover nas principais versões será de 25% na Feel Auto, 20% na Feel Pack e 20% na Shine THP.  Ele será vendido nas cores Branco Banquise e Vermelho Aden (sólidas), Cinza Alluminium, Cinza Moondust, Preto Perla Nera e Azul Esmeralda (metálicas). O Branco Nacré é perolizado. O Branco Banquise é de série nas versões Live e Feel, enquanto a Shine recebe o Preto Perla Nera.


C4 Cactus Live
A Live vem de série com airbag duplo, luzes diurnas em LED, cintos e apoios de cabeça completos, Isofix, Top Tether, alerta de cintos, freios ABS com EDB, lanternas com efeito 3D, trio elétrico (apenas motorista one touch), luzes de frenagem de emergência, ar-condicionado, direção elétrica, rodas de aço aro 16, computador de bordo, indicador de mudança de marcha, volante com ajustes de altura e profundidade, Bluetooth e USB, banco do motorista com ajuste de altura, Airbumps laterais, painel digital e barras longitudinais no teto.
Entre os opcionais estão a central multimídia Citroën Connect com tela de 7 polegadas mais Android Auto e Car Play, comandos no volante e 4 ato-falantes/2 tweeters.


C4 Cactus Feel
A Feel adiciona alarme perimétrico, controles de tração e estabilidade (Auto), assistente de partida em rampa (Auto), faróis de neblina, faróis de neblina com função curva (Auto), sensor de pressão dos pneus (Auto), câmera de ré, econômetro (Auto), regulador de velocidade e limitador (Auto), vidros One Touch, opcionais da Feel, padronagem dos bancos diferenciada, retrovisores na cor do carro, moldura branca nos faróis e Airbumps, rodas de liga leve aro 17 e banco tripartido.


C4 Cactus Shine
A Shine adiciona airbags laterais, alarme volumétrico, Grip Control (modos de terreno e condução), retrovisor eletrocrômico, sensor crepuscular, entrada sem chave, botão de partida, sensor de chuva, ar-condicionado automático, volante em couro, bancos em couro (exceto Shine 1.6 aspirado), painel soft touch, maçanetas na cor do carro, barras no teto exclusivas e rodas de liga leve aro 17 exclusivas. 

C4 Cactus Shine Pack

Por fim, o pacote Shine Pack traz airbags de cortina e ADAS (alerta de saída de faixa, alerta de atenção ao condutor, alerta de descanso, frenagem automática de emergência e alerta de colisão. 


Preços
  • C4 Cactus Live 1.6 – R$ 68.990
  • C4 Cactus Feel 1.6 – R$ 73.490
  • C4 Cactus Feel 1.6 Auto – R$ 79.990
  • C4 Cactus Feel Pack 1.6 Auto – R$ 84.990
  • C4 Cactus Shine 1.6 THP Auto – R$ 94.990
  • C4 Cactus Shine Pack 1.6 THP Auto – R$ 98.990




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