Volkswagen e Ford criam aliança global para desenvolver comerciais leves
O mercado brasileiro sabe muito bem da parceria entre Ford e
Volkswagen que nasceu no início dos anos 90 e pegou todo mundo de surpresa ao
confirmar a volta da parceria entre as marcas, mas de vez, global. A parceria
deve valer apenas para veículos comerciais, ou seja, não deve abranger
automóveis de passeio, mas sim multivans, furgões e picapes, por exemplo. A
união de forças terá como objetivo de reduzir os custos de produção e acelerar
o desenvolvimento de uma variedade de projetos com benefícios para ambas as
partes. Tudo indica que a aliança entre Ford e Volkswagen não deve contar com
acordos acionários ou participações proprietárias cruzadas. “Os mercados e a
demanda dos clientes estão mudando a uma velocidade incrível. Ambas empresas já
possuem posições fortes e complementares em diferentes segmentos de veículos
comerciais. Para nos adaptarmos a este ambiente desafiador, é de extrema
importância ganhar flexibilidade por meio de alianças. Esse é um elemento chave
da Estratégia do Grupo Volkswagen 2025. A potencial cooperação industrial com a
Ford é vista como uma oportunidade para melhorar globalmente a competitividade
das duas empresas", disse Thomas Sedran, diretor de estratégia da VW. Já
para o chefe de mercados globais Jim Farley, "a Ford está comprometida em
melhorar a sua condição como negócio e utilizar modelos de negócios
adaptativos, o que inclui trabalhar com parceiros para melhorar a nossa
efetividade e eficiência. Esta potencial aliança com o Grupo Volkswagen é outro
exemplo de como podemos melhorar nossa condição como negócio, criando um
portfólio global de produtos de sucesso e ampliando nossas capacidades",
completou. Os primeiros membros dessa parceria devem ser lançados nos próximos
anos.
Comentários
Postar um comentário