Toyota apresenta o Yaris Hatch no Brasil com preços que começam em R$59.590
A Toyota enfim lançou o carro que deve competir não só com o
Honda Fit, mas também com Volkswagen Polo. O Yaris Hatch chegou ao mercado
depois de muita cogitação e segredo por parte da marca japonesa. O compacto
premium deve ficar acima do Etios Hatch e será vendido com a mesma motorização,
1.3 e 1.5, devidamente revigorada e com opção de câmbio automático CVT no lugar
do câmbio automático de 4 velocidades do Etios. O Yaris entra no hall de
modelos como VW Polo, Honda Fit, Ford Fiesta, Peugeot 208 e Citroën C3 e que
futuramente deve contar também com o Kia Rio. Usando a mesma plataforma do
Etios, o Yaris possui 4,14 metros de comprimento, 2,55 metros de entre-eixos,
1,73 metro de largura e 1,50 metro de altura, com porta-malas de 310 litros de
capacidade. Visualmente, ele segue a identidade visual da Toyota. O Yaris conta
com a grade dianteira bem parecida com a do Corolla, assim como os grandes
faróis. O para-choque conta com grandes entradas de ar inferior e abriga ainda
luzes de LEDs e faróis auxiliares nas suas extremidades. Na lateral, destaque
para a linha de cintura elevada e vincos na parte superior e inferior. A
traseira lembra alguns modelos da Hyundai de geração anterior com lanternas
horizontais que invadem a tampa do porta-malas, também com LEDs e a placa de
identificação fica na tampa do porta-malas.
Para a chegada do Yaris, a Toyota confirmou investimentos nas fábricas de Sorocaba (SP) e Porto Feliz (SP). No total, serão 870 novos postos de trabalho nas duas fábricas, com funcionários trabalhando 24 horas por dia. O terceiro turno deve começar apenas em novembro e a meta da marca é aumentar a produção de 108 mil unidades para 160 mil unidades por ano. Essas 52 mil unidades a mais representam o volume de vendas do Yaris, além do Etios, que também segue na fábrica. “Hoje, meu sonho se tornou realidade. Com os nossos colaboradores, sindicatos, parceiros, concessionários e governos, trabalhando como uma família, fomos capazes de anunciar o terceiro turno nas plantas da Toyota em Sorocaba e Porto Feliz. Este anúncio vai gerar 1570 empregos tão necessários para o Brasil e ajudarão na oferta do compacto premium Yaris aos nossos consumidores. Parabéns ao Brasil”, declara Steve St.Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil, Argentina e Venezuela. Com investimentos de R$600 milhões, a unidade está passando por reformas para dobrar seu volume de produção. Na mecânica, ele conta com motores 1.3 16v Flex Dual VVT-i que desenvolve 101/94cv de potência com torque de 12,9/12,5kgfm, acoplado ao câmbio manual de 6 marchas ou automático CVT, que simula 7 velocidades. Já o motor 1.5 16v Flex Dual VVT-i desenvolve 110/105cv de potência com torque de 14,9/14,3kgfm, sempre com câmbio CVT.
A suspensão está 13 milímetros mais alta do que o modelo asiático, mudança feita pela equipe de engenharia da marca no Brasil, para ficar mais confortável e aguentar as ruas brasileiras. Entre os destaques do Yaris estão a nova central multimídia desenvolvida em parceria com a Harman. Com tela touch de 7 polegadas, ela possui conectividade com Apple CarPlay a Android Auto, podendo usar o navegador GPS com Waze e TomTom pelo iOS. Ele deve ser vendido nas versões XL, XL CVT, XL Plus Tech CVT, XS CVT e XLS CVT. Com isso, a Toyota espera vender entre 5,8 e 6 mil unidades do Yaris por mês, 45% do sedã e 55% do hatchback. A versão manual existe apenas para ter um modelo de entrada, já que a marca acredita que as configurações com câmbio CVT responderão por 95% das vendas. No mix de versões, a Toyota espera que as XL Plus Tech, XS e XLS sejam as mais procuradas, com destaque para a XL Plus Tech (que pode ter 28% de participação). A XL CVT terá apenas 17%, enquanto a XL manual corresponderá a apenas 5% dos emplacamentos. De acordo com o plano de manutenção da Toyota, as três primeiras revisões (até 30.000km) deve custar R$1.168,44 e deve ser vendido nas cores Azul Titã, tendo ainda as opções Branco Perolizado, Prata Lua Nova, Vermelho Super, Preto Infinito, Prata Premium e Cinza Cosmopolita.
Yaris XL
É equipado com ar-condicionado, direção eletroassistida progressiva, computador de bordo com 7 funções, cinto de segurança de três pontos para todos os bancos, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, controle de cruzeiro, volante multifuncional, rodas de liga leve de 15” com pneus 185/60 R15, vidros elétricos com função one-touch, acendimento automático dos faróis, alarme e apoio de cabeça para todos os assentos.
Yaris XL Plus Tech
Todos os itens do Yaris XL e adiciona chave presencial, central multimídia com tela de 7 polegadas com 2 alto-falantes, apoio de braço com porta-copo, e ar-condicionado digital.
Yaris XS
Acrescenta câmera de ré, computador de bordo com 8 funções, comandos no volante para o computador de bordo e central multimídia, volante e acabamento em couro, rodas de liga leve de 15” com pneus 185/60 R15, e paddle-shift atrás do volante para trocas manuais de marcha.
Yaris XLS
Ganha sete airbags (2 frontais, 2 laterais, 2 de cortina e 1 de joelho para o motorista), faróis com projetor e máscara negra, lanternas de LED, sensor de chuva, teto solar, rebatimento elétrico dos retrovisores e maçanetas cromadas.
Preços
- Toyota Yaris Hatch XL 1.3 16v MT6 – R$59.590
- Toyota Yaris Hatch XL 1.3 16v CVT – R$63.990
- Toyota Yaris Hatch XL Plus Tech 1.3 16v CVT – R$69.590
- Toyota Yaris Hatch XS 1.5 16v CVT – R$74.590
- Toyota Yaris Hatch XLS 1.5 16v CVT – R$77.590
Comentários
Postar um comentário