Face-lift da Toyota RAV4 comemora um ano de mercado, mas estratégia não resistiu
A Toyota parece que mudou sua estratégia em relação ao RAV4
e não deu muito certo. Se a atual geração foi lançada no Brasil em 2013 e
reestilizado em 2017, o SUV passou de R$125.900 para R$159.290 no face-lift.
Além disso, ele passou a ser vendido apenas com o fraco motor 2.0 16v a
gasolina e com tração 4x2. Não mudou nem um ano. No final de 2017, ele passou a
ser vendido com versões mais simples, que fizeram seu preço cair para
R$129.900. Há um ano, as novidades eram os novos faróis, grade, capô,
para-choque dianteiro e traseiro, rodas de liga leve, lanternas e tampa do
porta-malas. Além de mudar o visual, a Toyota adiciona três novas cores ao
catálogo do RAV4: Prata Sky Metálica, Preto Currant Metálico e Azul Eletric Storm.
No interior, as novidades ficam por conta do acabamento interno com mais
qualidade, ficando mais caprichado. Os upgrades estão na nova manopla de câmbio
e mais porta-objetos para guardar os óculos e porta-copos maiores, que
comportam canecas grandes. Ainda entre as novidades internas, as rodas de liga
leve aro 17 polegadas são novas também. Por dentro, o cluster agora tem display
TFT para o computador de bordo e a multimídia foi atualizada. Esta é a Toyota
Play em tela de 7’’ sensível ao toque, com interface de acesso à internet
(Wi-Fi), áudio AM, FM, CD player e MP3, leitor de DVD, conexões USB, AUX e
Bluetooth®, GPS, câmera de ré, seis alto-falantes e nova antena no teto. O SUV
ainda é vendido com o fraco motor 2.0 16v a gasolina que desenvolve 145cv de
potência com torque de 19,1kgfm e ligado ao câmbio automático CVT que simula
sete velocidades no modo sequencial. A tração é 4x2 e segundo dados do InMetro,
consegue fazer 9,5km/l na cidade e 10,9km/l na estrada. Com o preço alto, ele vendia cerca de 40 a 50 unidades e com a volta atrás da Toyota, passou a vender de 200 a 350 unidades mensais. Um erro que custou meses de mercado.
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