Depois de muito suspense, Fiat lança oficialmente o Cronos no Brasil por R$53.990 e vai à caça do Prisma


A Fiat enfim apresentou oficialmente o sedã Cronos, prometido desde o ano passado. O sedã do Argo chega no mercado para concorrer diretamente com o Chevrolet Prisma e tentar alcançar a liderança do segmento de sedãs compactos. Fora o representante da Chevrolet, a marca italiana também pode concorrer com modelos maiores, como o recente Volkswagen Virtus e o reestilizado Honda City principalmente nas versões mais caras. Segundo a Fiat, a produção que estava prevista para dezembro do ano passado, começou apenas no dia 7 de fevereiro na fábrica de Ferreyra, em Córdoba. Durante a apresentação da reformulada unidade fabril, que teve a presença do presidente Mauricio Macri, do CEO da FCA na América Latina, Stefan Ketter, do governador Juan Schiaretti, do ministro da produção, Francisco Cabrera, e do presidente da FCA Argentina, Cristiano Ratazzi, a FCA revelou os detalhes do investimento de US$500 milhões na fábrica. O sedã traz algumas novidades em relação ao hatch. O Cronos possui grade frontal ganha filete cromado que atravessa a peça até o logo da Fiat, e tem uma borda mais grossa que a separa dos faróis. O para-choque apresenta outro design, com uma entrada de ar que vai até a borda e faz com que luzes de neblina subam em relação ao hatch. Na traseira, o Cronos lembra bastante a traseira de um Alfa Romeo. As lanternas, compridas e finas e de linhas retas são o grande destaque e possuem iluminação em LEDs. O porta-malas mais longo tem uma pequena elevação na tampa traseira, como se fosse um spoiler integrado. As lanternas são duplas, como no hatch. Pelo tamanho mais longo, o porta-malas cresceu: a Fiat fala que ele tem 525 litros. 


De acordo com a marca, o nome Cronos representa “o mais jovem dos titãs, filho de Urano, o céu estrelado, com Gaia, a Terra” e ele é considerado “o deus do tempo, capaz de reger todos os destinos”. Ainda de acordo com o divulgado da fabricante italiana, o novo “Fiat Cronos vem para mostrar que a passagem do tempo para a Fiat se materializa numa jornada de renovação”. O interior é o mesmo usado pelo Argo, mas a diferença é que no Cronos possui uma faixa em tom marrom brilhante. O Cronos possui 4,36 metros de comprimento, 2,52 metros de entre-eixos, 1,72 metro de largura, 1,51 metro de largura e usa a plataforma MP-S de origem do Punto, mas com 70% das peças novas, assim como o Argo. O percentual de aço de alta resistência é de 55% e de ultra resistência é de 25%, mais 10% de aço comum e 10% de aços moldados a quente. Pesando de 1.148 kg até 1.271 kg, o sedã tem os mesmos 48 litros no tanque que o Grand Siena. Os motores serão o 1.3 8v FireFly Flex que desenvolve 109/101cv de potência com torque de 14,2/13,7kgfm, acoplado ao câmbio manual de 5 marchas ou câmbio automatizado GSR de 5 velocidades. Há ainda o motor 1.8 16v EtorQ Flex que desenvolve 132/130cv de potência com 19/18,4kgfm, acoplado ao câmbio manual de 6 marchas ou automático de 6 velocidades. Segundo a Fiat, o Cronos acelera de 0 a 100km/h em 10,8 segundos e chega a 184km/h com motor 1.3 e acelera de 0 a 100km/h em 9,6 segundos e 196km/h no 1.8. O consumo é de 8,5/12,4 km/l com etanol e gasolina na cidade, no caso do Cronos Drive. Na estrada, ele faz 10,3/14,8 km/l, respectivamente. Com câmbio GSR, os números são de 8,8/12,7 km/l na cidade e 10,4/14,8 km/l na estrada, respectivamente com etanol e gasolina. Com motor 1.8, as médias são de 8,0/11,6 km/l na cidade e 9,6/13,8 km/l na estrada, na mesma ordem de combustíveis. Com câmbio automático, os números são de 7,2/10,3 km/l e 9,6/13,3 km/l, respectivamente em cidade e estrada. Ele será vendido em cinco versões. O 1.3, Drive 1.3, Drive 1.3 GSR, Precision 1.8 e Precision 1.8 AT6.


Cronos 1.3
De série ele é equipado com ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricos, chave canivete com telecomando, sensor de pressão dos pneus, display TFT no cluster, luzes de frenagem de emergência, apoios de cabeça e cintos de três pontos para todos, Isofix, banco do motorista com ajuste de altura, volante com regulagem de altura, comandos de áudio e telefonia no volante, computador de bordo e rádio com USB e Bluetooth.

Cronos Drive 1.3
Adiciona central multimídia Uconnect Touch de 7 polegadas com Android Auto e Car Play, além de segunda porta USB para o banco traseiro. Entre os opcionais, há retrovisores com ajustes elétricos e tilt down, repetidores de direção nos retrovisores, alarme, sensor de estacionamento, vidros traseiros elétricos, câmera de ré e rodas de liga leve aro 15 polegadas.


Cronos Drive 1.3 GSR
Adiciona o câmbio automatizado cm acionamento por botões, mais modo Sport e paddle shifts, além de Start&Stop, controle de cruzeiro adaptativo, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, apoio de braço do motorista. Entre os opcionais, estão: Alarme, sensor de estacionamento, rodas de liga leve aro 15 polegadas, câmera de ré, banco traseiro bipartido e faróis de neblina.

Cronos Precision 1.8
Adiciona na lista as rodas de liga leve aro 16 polegadas, luzes diurnas em LED, vidros elétricos traseiros, alarme, sensor de estacionamento e faróis de neblina. Entre os opcionais, a Fiat oferece Airbags laterais, multimídia Uconnec Touch, ar-condicionado automático, retrovisores com rebatimento elétrico, cluster com TFT de 7 polegadas, sensor de chuva e crepuscular, retrovisor eletrocrômico, rodas de liga leve aro 17 polegadas, bancos em couro, câmera de ré e detalhes cromados.

Cronos Precision 1.8 AT6
É equipado com os mesmos itens do manual, mais o câmbio automático de seis marchas com modo Sport e paddle shifts, além de controle de cruzeiro, detalhes cromados, volante em couro, apoio de braço para o motorista e luzes ambientes. Os opcionais são os mesmos do manual, fora os detalhes cromados.


Preços
  • Fiat Cronos 1.3 – R$53.990
  • Fiat Cronos Drive 1.3 – R$55.990
  • Fiat Cronos Drive 1.3 GSR – R$60.990
  • Fiat Cronos Precision 1.8 – R$62.990
  • Fiat Cronos Precision 1.8 AT6 – R$69.990





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok