Especial Lançamentos 2018 #21: o que esperar da Kia para o Brasil neste ano?


O fim de IPI majorado para importados parece ter alegrado a Kia para 2018. A marca pode chegar a ter 11 lançamentos em 2018, quase um lançamento por mês. Tudo isso graças ao congelamento de lançamentos que estão desde 2015 nos outros países e que chegam ao Brasil tarde para lançar com preços menores - e mais competitivos.
Rio Hatch e Rio Sedan: ambos vem via México para o Brasil em 2018, roda nos últimos testes antes da Kia começar a trabalhar no seu lançamento. Na previsão da Kia, o hatch e sedã desembarcam ao Brasil em março de 2018. A nova geração passa a ter 4,06 metros de comprimento (ganho de 15mm no comprimento e 5mm na largura) em relação ao modelo anterior, enquanto o entre-eixos passa a ser de 2,58 metros (1mm a mais). Projetado em parceria com os centros de design da Coréia do Sul, EUA e Alemanha, o Rio está mais ocidental e traz a  evolução da grade frontal tiger nose e conta com para-choques mais agressivos, faróis de LEDs com assinatura em forma de “U” e na traseira, lanternas maiores. O interior ganha fica mais “clean” e moderno, com destaque para a tela multimídia flutuante de alta resolução, comandos circulares e maior percepção de qualidade. Dependendo da versão, pode receber revestimentos em couro, apliques em preto brilhante ou imitando alumínio. No Brasil ele deve ser equipado com o motor 1.6 16v Flex que desenvolve 128/122cv de potência com torque de 16,5/16kgfm, acoplado a um câmbio manual de 6 marchas ou automático de 6 velocidades. A HMB está desenvolvendo a tropicalização e adaptação do motor nos compactos no mercado brasileiro com a sua engenharia. Aqui os preços devem variar entre R$55.000 a R$80.000.


Stonic: com produção no México, a Kia confirmou para o segundo semestre de 2018 a chegada do Stonic no mercado, que deve ser um dos seus principais lançamentos para o ano que vem. Competindo no segmento de SUVs Compactos, o Stonic deve concorrer com Honda HR-V, Jeep Renegade e Hyundai Creta. Com 4,17 metros de comprimento, 2,60 metros de entre-eixos, 1,80 metro de largura e 1,55 metro de altura (dimensões do Hyundai Kona, de quem deve dividir boa parte das peças). Sabe-se ao menos que seu porta-malas deve ter espaço para 352 litros e contará com 20 opções diferentes de combinações de cor da carroceria e do teto. No design ele fica parecido com os últimos lançamentos da Kia, com faróis com dimensões reduzidas e grade “nariz de tigre” como destaque. Há também vincos marcantes nas laterais e lanternas traseiras que invadem a tampa do porta-malas. Já o interior é praticamente idêntico ao do Rio. Entre os itens de série deve oferecer aviso de colisão frontal, sistema de frenagem de emergência com detecção de pedestres, alerta de tráfego cruzado traseiro, aviso de saída de faixa, detector de pontos cegos, controle de cruzeiro, bancos dianteiros com aquecimento, sistema keyless, sistema multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, entre outros. Aqui ele deve ser vendido com motor 1.6 16v Flex que desenvolve 128/122cv de potência e possivelmente uma opção 2.0 16v Flex seja lançada, mas ainda não confirmada. Segundo a Kia, o Stonic é o único das novidades da Kia que ainda não tem data certa para estrear no mercado. Os preços devem ficar entre R$75.000 a R$100.000.


Stinger: o presidente da Kia no Brasil, José Gandini, confirmou em 2017 que a marca sul-coreana já tinha dado início ao processo de homologação do sedã esportivo Stinger no nosso mercado. Com lançamento esperado para 2018, o sedã será lançado na versão topo de linha, equipado com motor V6. Chegando como o topo de linha da marca, o Stinger foi apresentado neste ano durante o Salão do Automóvel de Detroit. Com 4,80 metros de comprimento, 2,90 metros de entre-eixos e 1,87 metro de largura, o Stinger GT terá opção de traseira traseira ou integral. Desenvolvido pela Centro de Design da Kia em Frankfurt, na Alemanha e testado em Nürburgring Nordschleife, o Stinger não nega que sua intenção é ser um "alemão". Bastante fiel ao conceito de 2014, do qual deriva, o sedã só deixa de oferecer portas suicidas do modelo conceitual, porém chama a atenção as suas saídas dupla de escape e as saídas de ar no capô. No design, destaque para os faróis duplos de LED, para-choques esportivos, rodas de desenho agressivo, carroceria em estilo cupê, saídas de ar laterais, lanternas de LED escurecidas e quatro saídas de escape. Por dentro, o painel do Kia Stinger chama atenção pelos difusores circulares, túnel central elevado, alavanca de câmbio tipo manche e volante de três raios. O display da multimídia fica bem destacado na parte superior do painel. Na mecânica, o 3.3 V6 biturbo de 370cv de potência e 52kgfm de torque foi a escolha da filial brasileira. O câmbio é automático de 8 velocidades e acelera de 0 a 100km/h em 5,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 269km/h. O seu preço no Brasil deve ficar na casa dos R$300.000.


Picanto: a terceira geração do Picanto pode chegar no primeiro semestre. O hatch compacto sul-coreano se aproxima do irmão Rio no design externo e interno. Com estreia no Salão do Automóvel de Genebra de 2016, a Kia destaca que ele fica 15mm mais comprido nos entre-eixos, chegando a 2,40 metros. Segundo a Kia, isso foi conseguido por meio da diminuição dos balanços dianteiro e traseiro, o que colocou as rodas mais no extremo da carroceria, que permaneceu com o mesmo comprimento total: 3,60 metros. A nova geração foi desenvolvida no Centro de Design da Kia em Namyang, na Coréia do Sul e em Frankfurt, na Alemanha. A variedade de cores em que o hatch será oferecido continua forte: serão 11 opções. Pelo menos em seus principais mercados. Importado, o Picanto, no Brasil, provavelmente terá uma oferta menor. No interior, destaque para a central multimídia com tela flutuante grande, com mais espaço no interior e no porta-malas que seus principais rivais de segmento e manterá a grande personalização do design externo no interior. A Kia destaca que ele tem “mais potencial para personalização, tanto interna quanto externamente”, e que terá um “stance” mais assertivo, com linhas mais fortes e uma gama de cores vibrantes. Como o atual, diga-se de passagem. O novo Picanto deverá acolher com mais conforto quatro passageiros, principalmente aqueles que viajam nos bancos traseiros. Aqui ele deve manter o motor 1.0 12v Flex, mas pode ganhar companhia do 1.0 12v Turbo para uma versão mais "esportiva". Preços entre R$40.000 a R$55.000.


Optima: em sua quarta geração, o Optima deve ser apresentado na versão GT, que traz motor 2.0 16v Turbo a gasolina que desenvolve 245cv de potência e oferece um bom torque de 35,3kgfm, acoplado ao câmbio automático de 6 velocidades. O motor é o mais potente do Optima e deve ser oferecido pela Kia para concorrer com o Ford Fusion EcoBoost até o primeiro semestre, uma vez que seu lançamento já está atrasado por aqui. Com esse motor ele acelera de 0 a 100km/h em 7,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 245km/h. Na nova geração, o Optima se destaca por apresentar um design mais sofisticado e moderno, trazendo detalhes futuristas mas sem perder a identidade da Kia e do sedã. Mais largo, o Optima se destaca com a grade dianteira dando continuidade ao estilo "Tiger Nose". Entre os destaques dessa nova geração estão no salto de qualidade construtiva da cabine, além de receber novos bancos dianteiros que podem ser revestidos de tecido, couro e Nappa. O Optima deve chegar por cerca de R$140.000.
Cadenza: já o Cadenza deve ser apresentado na motorização GDI. A nova geração do sedã apresenta um conjunto óptico bem mais afilado e com adoção de LEDs. A grade dianteira apresenta um design curvado para a frente, dando um aspecto bem mais agressivo ao design coreano do sedã. O para-choque dianteiro recebeu oito projetores de LED, sendo quatro em cada lado, conforme estilo próprio da Kia. Na traseira, as lanternas são o destaque e estão com a base superior retilínea e também adotam LEDs. O para-choque também foi redesenhado e lembra um pouco o do Quoris. Nas laterais, a maior mudança está nas portas traseiras, que ficaram menores, surgindo assim duas vigias laterais na coluna C. O interior também foi totalmente revisto, embora mantenha as mesmas posições do ar-condicionado, por exemplo. O interior segue a mesma identidade dos últimos lançamentos da marca. O motor é o 3.3 V6 GDI que desenvolve 330cv de potência e câmbio automático de 8 velocidades. Espere por preços na faixa dos R$180.000 a R$200.000.


Sorento: o utilitário esportivo ganha novidades sutis de meia-vida a fim de mantê-lo forte no mercado até a chegada de uma nova geração. Entre as novidades, a Kia mudou detalhes da dianteira, traseira e na lista de equipamentos. O Sorento 2018 passa a ser equipado com novo layout dos faróis e trazem LEDs mais eficientes. O para-choque ganha um novo formato na parte inferior e nas extremidades ganha novas luzes de neblina em formato "cubo de gelo", assim como se vê na versão topo de linha do Sportage. Na traseira, destaque para os refletores reposicionados, as novas saídas de escapamento redesenhadas e as lanternas receberam um novo layout com LEDs. Nas laterais a grande novidade fica por conta das rodas de liga leve com aro de 19" polegadas, dependendo da versão. No interior, as novidades ficam por conta do miolo quadrado do volante, de quatro raios, além de novos revestimentos dos bancos (couro ou tecido, dependendo da configuração), o sistema de entretenimento atualizado e a adoção de novos recursos de assistência à condução. O Sorento ainda deve trazer uma versão mais simples, com motorização 2.4 16v a gasolina e câmbio automático de 6 velocidades com preços na casa dos R$170.000. A versão V6 hoje é vendida por R$209.950 e deve vir ao mercado também, como versão topo de linha.
Sportage: apesar de não ganhar nenhuma novidade visual, o SUV e responsável por quase 50% das vendas da Kia atualmente no mercado deve ganhar duas novidades extremas. A primeira delas é uma versão de acesso e a outra é uma versão 4x4, ambas com o mesmo motor 2.0 16v Flex a fim de fazer frente ao sucesso do Jeep Compass.


Niro: ainda incerto, o Niro também pode ser lançado aqui. Apresentado no Salão de São Paulo, ele poderia fazer uma ponte entre o Sportage e o Sorento com preço na faixa dos R$150.000. Considerado como HUV (Hybrid Utility Vehicle), o Niro se destaca pelo design externo bastante chamativo e ousado. Ele está bem alinhado com os lançamentos mais recentes da marca (KX3 e novo Sportage). O Niro possui motor 1.6 16v a gasolina que desenvolve 106cv de potência, acoplado a um elétrico que desenvolve 43cv. Juntos, ambos entregam 148cv de potência e torque de 20,5kgfm. A bateria de íon-lítio possui 1,56kWh e a potência é enviada para as rodas dianteiras pela caixa de dupla embreagem e 6 velocidades. Embora ainda não esteja homologado, o consumo médio estimado é de 21,3km/l. Para melhorar ainda mais o consumo, a Kia oferece o Eco-DAS (Driver Assistance System) que incorpora o Guide Coasting e o Predictive Energy Control, que utilizam o sistema de navegação e controle de cruzeiro para antecipar mudanças de revelo na estrada e ativamente gerenciar melhor o fluxo de energia.
Quoris: o sedã topo de linha da Kia também deve passar por um face-lift, porém ainda mais discreto. O Quoris ganha algumas novidades visuais e mecânicas. Entre as novidades no design estão grade, para-choques e lanternas traseiras, que foram reestilizados, além de novas rodas de até 19" polegadas. O interior ganhou aprimoramentos no sistema de entretenimento e navegação, agora com tela de 9,2" polegadas e serviços UVO, que permitem acionar o motor, travar e destravar portas e ajustar o ar-condicionado a distância por meio do telefone celular. Sob o capô, o Quoris ganha novidades no motor 3.8 V6 GDI que desenvolve 315cv (um ganho de 21cv ao que é vendido no Brasil), sempre acoplado a um câmbio automático de 8 velocidades e tração traseira.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Jeep desenvolve a chegada de Compass e Commander Blackhawk, com 272cv, até maio

Curiosidades: por que o disco de freio parece com ferrugem mesmo sendo novo?

Rivian revela um novo teaser do R2, que tem mais detalhes revelados antes da sua estreia

Fiat revela novo teaser da Titano; picape média ganha site e confirma estreia para 14 de março

Honda Group confirma investimento de US$ 2,99 bilhões em joint-venture com a GS Yuasa