Fiat já testa os motores 1.0 e 1.3 Turbo, que terão injeção direta e duplo comando de válvulas variável
A Fiat já iniciou os testes dos motores 1.0 6v e 1.3 8v FireFly Turbo no Brasil. Usados atualmente por Mobi, Uno e Argo, os motores FireFly chegam em breve no Cronos e nos próximos lançamentos da marca. Conhecidos também como GSE, os novos motores devem ganhar turbo, injeção direta e comando de válvulas duplamente variável. Os testes, segundo a revista Autoesporte, começaram no início do segundo semestre deste ano e o lançamento comercial será no início de 2019. Segundo a revista, ambos os motores devem passar por uma revolução para se tornarem sobrealimentados. O motor 1.0 terá 12 vávulas e o 1.3 terá 16 válvulas, o duplo e variável em abertura e fechamento. Somado a isso, o sistema de injeção eletrônica será trocado por injeção direta (GDI). Será uma primazia entre os Fiat fabricados no Brasil com gasolina. A Fiat desenvolveu os novos motores como uma plataforma modular. Trocando componentes como cabeçote, integrando turbo e intercooler e outras peças, eis um novo motor. Isso diminui o custo de produção, o que é sempre bem-vindo a qualquer empresa. Segundo a revista, o 1.0 12v FireFly pode desenvolver cerca de 115cv de potência e 16kgfm de torque, bem mais que os 77/72cv de potência e 10,9/10,4kgfm de torque. Já o 1.3 16v FireFly deve desenvolver cerca de 150cv de potência e 24kgfm de torque contra os 109/101cv e 14,2/13,7kgfm do motor aspirado. Esse novo 1.3 deve substituir o 1.8 16v EtorQ atual, usado por Argo, Cronos, Toro, Jeep Renegade e futuramente pelo novo SUV médio da Fiat. Já o 1.0 12v Turbo deve ser usado por Argo e Cronos.
Fonte: Autoesporte
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