Mazda confirma investimentos em novos motores da família SkyActiv-X, que usa sistema HCCI
Após rumores em janeiro deste ano, a Mazda parece que enfim deve apresentar a tecnologia HCCI em seus motores. Quem antecipou a notícia foi o site Motoring, que afirmou que o rumor tinha fortes fundamentos. Agora, vem a confirmação. A Mazda apresentou a nova linha de motores SkyActiv-X, que estreia em 2019. Isso acontece porque o HCCI de produção, ou Homogenous Charge Compression Ignition, une o melhor dos motores Otto e dos Diesel. O primeiro conta com baixos índices de CO2 e o segundo conta com torque em baixa junto a um baixo consumo de combustível. A tecnologia é chamada pela Mazda de Spark Controlled Compression Ignition, algo como ignição controlada por faísca e compressão. E que também dá nome ciclo. Em outras palavras, a Mazda não chama o SKYACTIV-X de HCCI, mas de SPCCI. Ainda não se tem muitos detalhes sobre o sistema, mas essas imagens da empresa são a dica de que ela usa um compressor mecânico para dosar as quantidades de ar presentes nas câmeras de combustão. Algo que promete um comportamento mais esperto do motor quando o controle das temperaturas de combustão são essenciais para os HCCI. A transição de ignição por vela para a por compressão seria extremamente suave. O motor funciona em uma ampla faixa de rotações e de cargas do motor, maximizando o uso da compressão no SkyActiv-X. Esse motor deve se tornar mais eficiente que os motores SkyActiv-D (diesel) em termos de consumo e gera um aumento de 10 a 30% no torque em relação aos atuais SkyActiv-G (gasolina). Os novos motores SPCCI serão capaz de consumir cerca de 30km/l de gasolina, dando um gás na permanência dos motores a combustão no mercado. E mais uma vez, pedimos: "MAZDA, PLEASE COME TO BRAZIL, AGAIN!".
Comentários
Postar um comentário