Parceria de Volkswagen e Tata não deve ir adiante por altos custos de adaptação da plataforma AMP


Parceria firmada em março deste ano, Volkswagen e Tata se uniram para desenvolver plataformas modulares para mercados emergentes. Chamado de Memorando de Entendimento, a parceria deveria resultar em uma aliança estratégica de longo prazo. Na última semana porém, sites da Índia informaram que a parceria não deve ir para frente. Em conversas desde o início da parceria entre ambas, o projeto acabou não evoluindo conforme o esperado por ambos os lados pelos altos custos envolvidos no projeto. A ideia inicial da Volkswagen era ter acesso a plataforma modular AMP da Tata e produzir nela veículos para mercados emergentes. A plataforma da Tata serviria como base para modelos na China, Índia e possivelmente para Brasil e Rússia. Alternativa mais barata que a MQB-A0, a VW conseguiria desenvolver novos Polo, Vento e Skoda Rapid para o mercado indiano e em troca a Tata teria acesso a tecnologia da Volkswagen, em troca da plataforma. A marca indiana teria acesso principalmente a sistemas elétricos. Depois de sucessivos estudos de viabilidade, a Volkswagen concluiu que o projeto sairia mais caro que o esperado. A Skoda foi responsável por estudar minuciosamente o programa e enviou à matriz relatórios se mostrando bastante cética quanto aos planos. Segundo estimativas, o conglomerado alemão teria de desembolsar pelo menos 140 milhões de euros para adaptar seus modelos à plataforma AMP. "A longo prazo, é melhor desenvolver nossa própria plataforma, pois isso nos dá o controle do nosso destino", disse uma fonte do grupo Volkswagen à Autocar da Índia. A Tata por sua vez não tinha demonstrado muito interesse no projeto e acabou congelando as negociações com a gigante alemã. Até o momento não teve nenhuma declaração oficial de ambas as partes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marco do seu renascimento, Chery lança Tiggo2 no Brasil por R$59.990 iniciais

BMW lança oficialmente a nova geração do X3, em duas versões, e parte de R$309.950

Citroën lança reestilizado C4 Lounge por R$93.920 iniciais, que recebe upgrade e downgrade

Ford Fusion deve ser reestilizado ainda em 2018 no Brasil e gama de motores vira questionamento

Peugeot lança o 5008 no mercado brasileiro em duas versões e preços que começam em R$157.490

Porsche revela as primeiras imagens do Cayenne Hybrid, em testes finais na África do Sul

Depois de tanta espera, Ford lança oficialmente o Mustang GT no Brasil por R$299.990

Nissan confirma desenvolver March emergente, com a mesma plataforma V do Kicks

Maserati apresenta o Levante Trofeo no Salão de Nova York, com motor V8 de 598cv

Skoda Kamiq poderá ser o nome do SUV compacto da marca tcheca e estreia na China