quarta-feira, julho 26, 2017

Ford lança EcoSport reestilizado por R$73.990, que se arma contra nova concorrência e busca o pódio


A Ford está lançando o reestilizado EcoSport no Brasil. O modelo responsável por inaugurar o segmento em 2003 passa pelo primeiro face-lift da segunda geração, que avança e inova para enfrentar a nova concorrência. Entre as novidades visuais, o Eco 2018 ganha novos faróis, a grade que ficou maior e fica entre os faróis, assim como os faróis de neblina também são novos. O pisca sai dos faróis e vai para o mesmo conjunto dos faróis de neblina. A placa agora ocupa o espaço sob a grade, em uma grande barra entre ela e o que parece ser um “peito de aço” estilizado. Na traseira, o nosso EcoSport mantém o estepe na traseira e as lanternas que não mudaram de formato (se for verdade, sites dão como certeza que o nosso deve trazer novo layout das lanternas) ou farão o uso de LEDs. O puxador da tampa traseira continua disfarçado na lanterna direita. No interior, o EcoSport impressiona com o acabamento interno que substituiu quase todo o acabamento de plástico rígido por outros mais sofisticados. Os bancos são todos novos e passam a ser de couro (versões topo de linha, Titanium) e conta com oferecer ar-condicionado digital oferece 7 níveis de ventilação, 7 combinações de saída de ar e permanece como um dos com maior capacidade de refrigeração da cabine do segmento. O teto solar chega como item de série na versão Titanium. Outro item revelante no interior é a central multimídia Sync 3, composta por uma tela “flutuante” sensível ao toque de 6,5” ou 8”, dependendo da versão – o display fica fora do painel, como se fosse um tablet. O cluster também recebe novidades, agora com tela de 4,2” colorida para as versões Freestyle e Titanium, enquanto a SE tem uma monocromática de 2,8”.


O EcoSport mede 4,27 metros de comprimento (com o estepe), 2,52 metros de entre-eixos, 2,05 metros de largura (com os retrovisores) e 1,67 metro de altura. O porta-malas é de limitados 356 litros, que podem chegar a 1.178 litros com os bancos traseiros rebatidos. Outra melhoria bem-vinda no interior do EcoSport 2018 é o assoalho do porta-malas que pode ser configurado em três níveis, formando um pequeno compartimento de até 52 litros abaixo desta tampa (semelhante ao sistema do Volkswagen up!). A divisória é reforçada com cola e água e serve para proteger objetos frágeis e que quebram com facilidade, podem ser guardados ali. Porém a principal novidade fica por conta da mecânica. Ele oferece dois novos motores e nova opção de câmbio automático. Começando pelo motor 1.5 12v Ti-VCT Dragon Flex que desenvolve 137/130cv de potência com torque de 16,1/15,6kgfm, acoplado ao câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6 velocidades 6F15, desenvolvida especialmente para trabalhar com o motor de três cilindros. Há ainda o 2.0 16v Flex que desenvolve 176/170cv de potência com torque de 22,5/20,6kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático de 6 velocidades 6F35, a mesma usada pelo Fusion. O 2.0 é o mesmo usado pelo Focus, que oferece um ganho de 28cv e 2,8kgfm em relação ao anterior. Com câmbio automático, sempre há paddle-shifts. Segundo o InMetro, o Eco consome 8,3km/l na cidade e 9,0km/l na estrada, quando abastecido com etanol. Com gasolina, sobe para 11,6km/l e 13,1km/l, respectivamente. A versão automática rende 7,1km/l (ciclo urbano) e 8,9km/l (ciclo rodoviário) com etanol, passando para 10,4km/l e 12,8km/l com gasolina. O rendimento ficou entre 0,1km/l e 1,4km/l maior. O destaque é a menor emissão de CO2, que caiu de 124g/km para 109g/km para a versão manual e de 123g/km para 118g/km no EcoSport automático com motor 1.5. A Ford oferece três anos de garantia sem limite de quilometragem e as revisões tem preço fixo pelo período de 10 anos. A Ford ainda confirmou que deve lançar o EcoSport Titanium Plus em meados de outubro, com mais itens de série e tração 4x4.


EcoSport SE 1.5 manual
Desde a versão de entrada oferece ar-condicionado, assistente de partida em rampas, aviso de portas abertas e faróis acesos, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro bipartido, central multimídia Sync 3 com tela sensível ao toque de 6,5” com Bluetooth e entrada USB, chave canivete com controle remoto, cinto de segurança de três pontos para todos os bancos com aviso de uso, computador de bordo de 2,8”, controle eletrônico de estabilidade e tração, direção elétrica, gancho para reboque, ganchos ISOFIX para cadeiras infantis, grade frontal ativa, porta-malas com abertura elétrica, retrovisores externos elétricos com luzes de seta integradas, rodas de liga leve de 15”, sensor de estacionamento traseiro, sensor de pressão dos pneus, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e um de joelho), vidros elétricos com função one-touch, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade.

EcoSport SE 1.5 automático
Os mesmos itens de série do manual, adicionando piloto automático.


EcoSport FreeStyle 1.5 manual
Adiciona ar-condicionado automático e digital, assoalho inteligente do porta-malas, bancos revestidos em tecido e couro, câmera de ré, central multimídia Sync 3 de 8” com navegação por GPS em português, computador de bordo com tela LCD de 4,2”, luzes diurnas em LED, rodas de 16”, sensor de ponto cego e tráfego cruzado.

EcoSport FreeStyle 1.5 automático
Os mesmos itens de série do manual.

EcoSport Titanium 2.0 automático
Versão topo de linha oferece acendimento automático dos faróis, chave com sensor de presença e partida sem chave, espelho retrovisor eletrocrômico, faróis de xenon, cinco alto falantes e quatro tweeters,  sensor de chuva, sistema anti-capotamento, teto solar elétrico.


Preços

  • Ford EcoSport SE 1.5 MT - R$73.990
  • Ford EcoSport SE 1.5 AT - R$78.990
  • Ford EcoSport FreeStyle 1.5 MT - R$81.490
  • Ford EcoSport FreeStyle 1.5 AT - R$86.490
  • Ford EcoSport Titanium 2.0 AT - R$93.990



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