CAuto #66: Volkswagen Gol comemora oito milhões na sua fase mais complicada da sua carreira


Seria uma mentira dizer que o Volkswagen Gol sempre teve uma vida bastante fácil no Brasil. O hatch lançado em maio de 1980 já chegou ao mercado com proposta de de ser o mais moderno do seu segmento e ter concorrentes que já tinham passado da data da validade. Também seria uma mentira dizer que o Gol não é o carro mais amado do Brasil. Talvez a associação de seu nome com o futebol aliado a boa imagem do Fusca fizeram a fama do Gol - ou pelo menos foram parte fundamental disso. Em 2012, a crença no fim do mundo se tornou uma grande mentira, mas para o Gol acabou sendo verdade. Acostumada a ver concorrentes nascerem e não conseguirem chegar aos pés do Gol, Chevrolet, Hyundai e Toyota apresentaram quase que em sequência Onix, HB20 e Etios. Em 2014 foi a vez da Ford lançar o novo Ka e a Renault revelar a nova geração do Sandero. Agora em 2017 foi a resposta da Fiat com o Argo, no mesmo ano em que o Gol chegou a marca de 8 milhões de unidades produzidas em seus 37 anos de mercado. Com a terceira geração lançada em 2008, o Gol já clama por uma nova geração. Informações revelam que o hatch deve ganhar uma nova geração no seu aniversário de 40 anos em 2020, com a plataforma PQ35 e uma carroceria totalmente nova e um pouco maior que o modelo atual. Hoje, o Gol até vende mais que poderia vender ao vermos os rivais. A mudança de 2016, que trouxe um novo interior, fez com que o hatch ganhasse um upgrade nas vendas ao se tornar um dos hatchs mais conectados do país com duas opções de central multimídia. Hoje, a fase complicada do Gol só deve se resolver com uma nova geração, já que a carroceria é mostra que está envelhecida e precisa ganhar o novo face-family da marca. Outra questão é o fogo amigo que o Gol deve sofrer com a chegada do Polo, mesmo que o modelo que mais deve sofrer seja o Fox pelos preços de Gol e Polo conseguirem se acomodar de maneira que eles não compitam entre si, mas é inegável que o Polo deve ser o hatch compacto mais valorizado dentro da Volkswagen nos próximos anos. Boa sorte ao Gol!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok