CAuto #66: Volkswagen Gol comemora oito milhões na sua fase mais complicada da sua carreira


Seria uma mentira dizer que o Volkswagen Gol sempre teve uma vida bastante fácil no Brasil. O hatch lançado em maio de 1980 já chegou ao mercado com proposta de de ser o mais moderno do seu segmento e ter concorrentes que já tinham passado da data da validade. Também seria uma mentira dizer que o Gol não é o carro mais amado do Brasil. Talvez a associação de seu nome com o futebol aliado a boa imagem do Fusca fizeram a fama do Gol - ou pelo menos foram parte fundamental disso. Em 2012, a crença no fim do mundo se tornou uma grande mentira, mas para o Gol acabou sendo verdade. Acostumada a ver concorrentes nascerem e não conseguirem chegar aos pés do Gol, Chevrolet, Hyundai e Toyota apresentaram quase que em sequência Onix, HB20 e Etios. Em 2014 foi a vez da Ford lançar o novo Ka e a Renault revelar a nova geração do Sandero. Agora em 2017 foi a resposta da Fiat com o Argo, no mesmo ano em que o Gol chegou a marca de 8 milhões de unidades produzidas em seus 37 anos de mercado. Com a terceira geração lançada em 2008, o Gol já clama por uma nova geração. Informações revelam que o hatch deve ganhar uma nova geração no seu aniversário de 40 anos em 2020, com a plataforma PQ35 e uma carroceria totalmente nova e um pouco maior que o modelo atual. Hoje, o Gol até vende mais que poderia vender ao vermos os rivais. A mudança de 2016, que trouxe um novo interior, fez com que o hatch ganhasse um upgrade nas vendas ao se tornar um dos hatchs mais conectados do país com duas opções de central multimídia. Hoje, a fase complicada do Gol só deve se resolver com uma nova geração, já que a carroceria é mostra que está envelhecida e precisa ganhar o novo face-family da marca. Outra questão é o fogo amigo que o Gol deve sofrer com a chegada do Polo, mesmo que o modelo que mais deve sofrer seja o Fox pelos preços de Gol e Polo conseguirem se acomodar de maneira que eles não compitam entre si, mas é inegável que o Polo deve ser o hatch compacto mais valorizado dentro da Volkswagen nos próximos anos. Boa sorte ao Gol!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova geração do Subaru XV Crosstrek chega com duas versões ao Brasil e parte de R$114.900

RAM 1000 ganha sinal verde para produção e deve ser lançada globalmente até 2022

Chevrolet estuda um novo utilitário esportivo para o Brasil e Suburban era uma das opções

Volkswagen entra para o mundo VUC com Delivery Express por R$118 mil iniciais

Alfa Romeo vê potencial de vender 10 mil unidades no Brasil e analisa retorno ao país

Sem novidades, BMW apresenta a linha 2019 do M140i com preço maior, por R$269.950

Toyota apresenta o Yaris Hatch no Brasil com preços que começam em R$59.590

CAuto #75: Volkswagen emplaca nome Polo em sua terceira tentativa no Brasil

TOP 100: Volkswagen Tiguan volta ao ranking com nova geração e Suzuki Vitara cai

MINI lança o reestilizado Cooper no Brasil, com preço inicial de R$119.990