Presidente da Daihatsu confirma que pode expandir horizontes e voltar ao Brasil com compactos


Você pode nunca ter visto um Daihatsu no Brasil, mas eles foram vendidos por aqui entre 1994 a 1999. A marca japonesa de automóveis compactos, adquirida 100% pela Toyota em 2014 mas controlada pela empresa desde 1998 pode voltar ao mercado brasileiro. Isso porque a Daihatsu mostra interesse em voltar ao Brasil e avalia boas chances de comercializar seus automóveis dentro de alguns anos. Em entrevista concedida à agência de notícias Reuters, o presidente Soichiro Okudaira elogiou o potencial do mercado nacional (a despeito da crise vivida pelo setor) e deu declarações bastante enfáticas. “Há um mercado para carros compactos em países como o Brasil”, disse. “A Toyota vende modelos semelhantes na Ásia e na América do Sul, e o Brasil tem sido um mercado importante para modelos como o Corolla, ainda que ele esteja em uma categoria ligeiramente superior”, acrescentou. Okudaira não deu maiores informações, mas a entrevista bate com o que a Toyota quer para a Daihatsu. Fazer da marca uma divisão de acesso à Toyota, vendendo principalmente em mercados em desenvolvimento com modelos de acesso. Atualmente a Daihatsu conta com Coure, Ayla, Sirion, Boon, Move e Terios em seu portfólio. Recentemente apresentou o FX Concept, estudo de um novo SUV Compacto e recentemente a terceira geração do Terios foi confirmada para ser apresentada até 2018. Atualmente, a marca produz kei cars de até 660 cc e também outros modelos compactos e tem como principal mercado o Japão, além da Indonésia e Malásia. A Toyota planeja ainda usar a Daihatsu para desenvolver modelos compactos (a próxima geração do Etios é uma possibilidade). De acordo com o presidente da marca japonesa, Akio Toyoda, a intenção é utilizar a tecnologia dos kei cars para reduzir os custos de produção de carros maiores para outros mercados.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reestilizada, Chevrolet Spin é flagrada sem camuflagem, em cegonha, a caminho da Argentina

Volkswagen apresenta Gol e Voyage 2019, sem câmbio automático por enquanto, e "novo" design

Depois de dois anos ausente, SsangYong Korando volta reestilizado por R$129.900

Toyota Etios chega a marca de 500 mil unidades produzidas em Sorocaba desde 2012

Ford revela mais informações do Mach 1, seu futuro utilitário esportivo elétrico

Toyota lança o Etios Sport na África do Sul, série especial com pintura bicolor

Ford desenvolve um Fiesta RS, que deve usar motor 2.0 EcoBoost e chega em 2020

Volvo inicia pré-venda da nova geração da V60, em versão única, por R$199.950

Fiat oficializa início das vendas do Argo 1.0 no mercado brasileiro, por R$44.990

JAC Frison/T6 é flagrada na China com o design que deve estrear no modelo brasileiro