Ford apresenta motor 1.5 12v Flex que deve equipar EcoSport reestilizado, com 137cv de potência
A Ford apresentou o seu novo motor de três cilindros no Brasil. Trata-se do 1.5 12v TiVCT Flex que deve equipar o reestilizado EcoSport e logo em seguida deve ser oferecido para Fiesta e Ka. O motor faz parte da família Dragon e se destaca por sua concepção moderna. O motor promete maior eficiência e menor consumo da categoria. O novo motor desenvolve 137cv de potência e 16,2kgfm de torque com Etanol, trazendo uma curva de torque mais elevada que os motores Sigma 1.5 e 1.6. O novo motor será feito no Brasil (a Ford não confirma Camaçari) não substituirá o Sigma, mas terá também uma versão EcoBoost. Ou seja, com turbo e injeção direta, que deve equipar o Focus em 2018. Chamado de 1.5L 3C pela Ford, o motor é feito totalmente em alumínio, compreendendo, coletor de escape integrado e refrigerado à água para equilíbrio no aquecimento do catalisador, eixo balanceiro com mancais hidrodinâmicos e montado no cárter, bomba de óleo variável para melhor lubrificação em qualquer regime de trabalho, coletor de admissão variável com circulação de água, correia imersa em óleo para reduzir ruído e atrito, além de duplo comando variável e independente de válvulas (tecnologia TiVCT), otimizando a combustão. O motor é 10% mais leve que seus antecessores e passa a vir com bobinas individuais, tuchos hidráulicos com balancins roletados, virabrequim deslocado da linha de centro e sistema de partida a frio eletrônica Easy Start, que dispensa o uso de tanque de gasolina no compartimento do motor, bem como partida em temperaturas baixas de forma mais rápida e eficiente. Ainda não se tem dados de consumo, mas sabe-se que o InMetro certificou o motor com nova A no selo Compet.
Comentários
Postar um comentário