segunda-feira, maio 15, 2017

Chevrolet Onix dá vexame e zera LatinNCAP na proteção de adultos, assim como Kia Rio Sedan,


O LatinNCAP revelou novos resultados decepcionantes para o mercado brasileiro. Mais rígido, o exame passou a cobrar impacto lateral (ainda bem, já que se não fosse isso, o Onix teria ganhado algumas estrelas) e revelou o quão fraco são os carros brasileiros com impacto lateral (lembra do Peugeot 208?). Atualmente o carro mais vendido do Brasil e o mais vendido da América Latina, o Onix zerou o teste de segurança para adultos. Recentemente reestilizado no Brasil, o hatch trouxe o decepcionante resultado de zero estrelas para proteção de adultos e três estrelas na proteção de crianças. Conforme detalha o relatório, as principais críticas se concentram no baixíssimo desempenho estrutural do carro. "O Onix mostrou um desempenho pobre, já que o teste de impacto lateral evidenciou uma compressão alta no peito do passageiro adulto, divulgando uma alta penetração na estrutura", diz a avaliação. Houve um grande deslocamento (penetração) do pilar B, dentro do compartimento do passageiro. Há menção ainda à ausência de dispositivos de absorção de energia e a constatação de que o modelo não passaria nos requerimentos básicos da regulação para impacto lateral das Nações Unidas (UN95). Durante o teste de impacto lateral, a porta traseira se abriu, trazendo sério risco para as crianças. "O Latin NCAP está muito decepcionado com o resultado do Onix. A General Motors estabelece que o Onix é baseado numa plataforma global. No entanto, a versão avaliada pelo Latin NCAP não seria aprovada pela regulação da ONU (UN95), nem pela Norma Federal de Segurança Veicular dos EE.UU. (FMVSS214) aplicadas na Europa e nos Estados Unidos respectivamente. Por que deveria se permitir à GM oferecer na América Latina esse carro com padrões inferiores aos exigidos? Isso mostra claramente o motivo pelo qual é solicitado, de forma urgente, parar com este inaceitável duplo padrão”, disse o Secretário Geral do Latin NCAP, Alejandro Furas. Já o Kia Rio Sedan, vendido nos países vizinhos, ainda na geração antiga, também teve sua nota zerada. Por não oferecer airbags frontais, o compacto zerou o teste na proteção de adultos e recebeu uma estrela na proteção de crianças. Apesar disso, o carro proporciona estrutura estável na colisão frontal e bom desenvolvimento estrutural para o impacto lateral. O modelo é importado da Coréia do Sul.



Resultados


  • Chevrolet Onix





  • Kia Rio Sedan


Nenhum comentário:

Postar um comentário