Volvo lança dispositivo que diminui o "turbo lag" usando ar comprimido, para motor turbo diesel
A Volvo passou a usar uma curiosa solução para acabar com que "atraso", típico de automóveis com motor turbo. Conhecido como "turbo lag", a sueca apresentou o sistema PowerPulse, que já está presente nas motorizações turbo diesel do XC90 na Europa. O sistema injeta ar comprimido diretamente no duto de admissão do turbo, fazendo-o girar mais rapidamente e em menos tempo, o que, na prática, faz o propulsor ter reações mais rápidas. Esse ar é capturado do próprio sistema de admissão do motor e fica guardado em um pequeno cilindro, com capacidade de dois litros, localizado na parte da frente do motor. Um compressor e válvulas elétricas garantem que o sistema esteja sempre pronto a atuar, como um “booster”. No fim das contas a tecnologia é uma boa ideia, já que os gases capturados, que demoram um tempo para chegar à turbina e fazê-lo girar (o lag), enquanto o ar comprimido ocupa o espaço entre a solitação de força e a atuação dos gases no turbo. No momento que o motorista pisa fundo no pedal do acelerador, as válvulas se abrem e criam um “pulso” de força no momento em que os dois turbos ainda estão sendo “enchidos” com os gases do escapamento. O novo sistema deve ser oferecido em todas as motorizações da marca em breve.
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