Volvo lança dispositivo que diminui o "turbo lag" usando ar comprimido, para motor turbo diesel


A Volvo passou a usar uma curiosa solução para acabar com que "atraso", típico de automóveis com motor turbo. Conhecido como "turbo lag", a sueca apresentou o sistema PowerPulse, que já está presente nas motorizações turbo diesel do XC90 na Europa. O sistema injeta ar comprimido diretamente no duto de admissão do turbo, fazendo-o girar mais rapidamente e em menos tempo, o que, na prática, faz o propulsor ter reações mais rápidas. Esse ar é capturado do próprio sistema de admissão do motor e fica guardado em um pequeno cilindro, com capacidade de dois litros, localizado na parte da frente do motor. Um compressor e válvulas elétricas garantem que o sistema esteja sempre pronto a atuar, como um “booster”. No fim das contas a tecnologia é uma boa ideia, já que os gases capturados, que demoram um tempo para chegar à turbina e fazê-lo girar (o lag), enquanto o ar comprimido ocupa o espaço entre a solitação de força e a atuação dos gases no turbo. No momento que o motorista pisa fundo no pedal do acelerador, as válvulas se abrem e criam um “pulso” de força no momento em que os dois turbos ainda estão sendo “enchidos” com os gases do escapamento. O novo sistema deve ser oferecido em todas as motorizações da marca em breve.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Stellantis pode deixar de produzir no Reino Unido por conta de acordos comerciais do Brexit