Volvo lança dispositivo que diminui o "turbo lag" usando ar comprimido, para motor turbo diesel


A Volvo passou a usar uma curiosa solução para acabar com que "atraso", típico de automóveis com motor turbo. Conhecido como "turbo lag", a sueca apresentou o sistema PowerPulse, que já está presente nas motorizações turbo diesel do XC90 na Europa. O sistema injeta ar comprimido diretamente no duto de admissão do turbo, fazendo-o girar mais rapidamente e em menos tempo, o que, na prática, faz o propulsor ter reações mais rápidas. Esse ar é capturado do próprio sistema de admissão do motor e fica guardado em um pequeno cilindro, com capacidade de dois litros, localizado na parte da frente do motor. Um compressor e válvulas elétricas garantem que o sistema esteja sempre pronto a atuar, como um “booster”. No fim das contas a tecnologia é uma boa ideia, já que os gases capturados, que demoram um tempo para chegar à turbina e fazê-lo girar (o lag), enquanto o ar comprimido ocupa o espaço entre a solitação de força e a atuação dos gases no turbo. No momento que o motorista pisa fundo no pedal do acelerador, as válvulas se abrem e criam um “pulso” de força no momento em que os dois turbos ainda estão sendo “enchidos” com os gases do escapamento. O novo sistema deve ser oferecido em todas as motorizações da marca em breve.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BMW lança oficialmente a nova geração do X3, em duas versões, e parte de R$309.950

Marco do seu renascimento, Chery lança Tiggo2 no Brasil por R$59.990 iniciais

Ford Fusion deve ser reestilizado ainda em 2018 no Brasil e gama de motores vira questionamento

Citroën lança reestilizado C4 Lounge por R$93.920 iniciais, que recebe upgrade e downgrade

Porsche revela as primeiras imagens do Cayenne Hybrid, em testes finais na África do Sul

Nissan confirma desenvolver March emergente, com a mesma plataforma V do Kicks

Maserati apresenta o Levante Trofeo no Salão de Nova York, com motor V8 de 598cv

Peugeot lança o 5008 no mercado brasileiro em duas versões e preços que começam em R$157.490

Depois de tanta espera, Ford lança oficialmente o Mustang GT no Brasil por R$299.990

FCA inicia reparo da RAM 2500, que envolve 3.527 unidades desde 2014 com defeito no câmbio