Volkswagen e Tata fecham parceria para desenvolver plataformas modulares e sistemas para elétricos


A Volkswagen e a Tata firmaram uma parceria no último dia 10/03 com a assinatura de um Memorando de Entendiamento sobre a parceria de um longo prazo entre as empresas que será encabeçada pela Skoda. Pode até parece que nós não seremos atingidos com a parceria, mas não se engane. Nós podemos ver nossos compactos usarem plataformas desenvolvidas com a marca indiana, possivelmente até para os substitutos de up! e da família Gol possam usar as novas plataformas. O máximo que se sabe do acordo entre as duas marcas é que “forma a base para explorar uma cooperação estratégica de longo prazo em campos claramente definidos”. Mas, por sorte, sabemos exatamente quais campos são estes: plataformas e elementos elétricos. “Nosso objetivo com essa parceria estratégica com a Tata Motors é criar as fundações no grupo e nas marcas que vão nos permitir oferecer soluções de mobilidade orientadas aos clientes em mercados automotivos emergentes e de crescimento rápido, assim como em outros. Ao oferecer os produtos apropriados, queremos atingir crescimento sustentável e lucrativo em partes muito diferentes do mundo. É por isso que estamos perseguindo nossa estratégia de crescimento regional”, disse Matthias Müller, CEO da Volkswagen. Isso parece claro o suficiente, mas a gente traduz. Criando plataformas para reduzir os custos de operação, medida recentemente adotada também pela Tata. A parceria com a marca servirá para lançar plataformas modulares e sistemas para veículos elétricos mais em conta, que também serão usados na Europa para automóveis de entrada. A plataforma AMP da Tata poderia servir a Volkswagen e antes de sair metralhando como "lixo", a VW, líder mundial em vendas, não se meteria em uma roubada. Não mais depois do Dieselgate. A Tata ganharia com as tecnologias da Volkswagen e no fim seria uma troca justa. Caso a Volkswagen use a plataforma AMP, seria até mesmo uma porta de entrada para a Tata no Brasil, algo tão sonhado pela marca indiana já há algum tempo. Além disso, é o alicerce para a nova marca de baixo custo da Volkswagen, que (por coincidência ou destino) também deve surgir em 2019, no mesmo ano que os frutos com a Tata serão colhidos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BMW lança oficialmente a nova geração do X3, em duas versões, e parte de R$309.950

Marco do seu renascimento, Chery lança Tiggo2 no Brasil por R$59.990 iniciais

Ford Fusion deve ser reestilizado ainda em 2018 no Brasil e gama de motores vira questionamento

Citroën lança reestilizado C4 Lounge por R$93.920 iniciais, que recebe upgrade e downgrade

Peugeot lança o 5008 no mercado brasileiro em duas versões e preços que começam em R$157.490

Porsche revela as primeiras imagens do Cayenne Hybrid, em testes finais na África do Sul

Nissan confirma desenvolver March emergente, com a mesma plataforma V do Kicks

Maserati apresenta o Levante Trofeo no Salão de Nova York, com motor V8 de 598cv

Depois de tanta espera, Ford lança oficialmente o Mustang GT no Brasil por R$299.990

FCA inicia reparo da RAM 2500, que envolve 3.527 unidades desde 2014 com defeito no câmbio