Tata revela duas primeiras plataformas modulares e uma nova submarca, a Tamo, com um esportivo


A Tata quer iniciar sua expansão. Tanta, que vem apresentando teaser do seu novo modelos que deve ser apresentado em um dos maiores eventos do mundo: o Salão do Automóvel de Genebra. Dona da Jaguar-Land Rover, a Tata deve estrear duas novas plataformas ajustáveis, seguindo a tendência já elaborada por Toyota, Volkswagen, Renault-Nissan, Volvo e tantas outras. Com as duas novas bases, a marca abandonará as 6 que atualmente estão em uso, de modo a diminuir custos de desenvolvimento e economizar na produção em larga escala. Batizada de AMP, ela deve ser 170kg mais leve que as arquiteturas equivalentemente usadas hoje e está sendo projetada para sustentar até oito modelos diferentes. Ela será formada por 15 módulos individuais e terá índice superior a 80% no compartilhamento de peças entre os modelos que a usarem. Identificado pelo código L550 enquanto a segunda tem origem JLR. É a mesma plataforma atualmente usada pelo Land Rover Discovery Sport e que deve servir para a Tata lançar sua nova linha de utilitários esportivos. Já a nova marca "Tamo" estreia no Salão de Genebra, a divisão deve ser responsável pela produção de um esportivo compacto e de baixo custo. Ele deve ter espaço para dois ocupantes, com construção barata para emplacar nos mercados europeus. Acredita-se que o nome do modelo será Tamo Futuro, mas não se sabe a motorização que será usada e nem se o motor de fato será central ou traseiro, assim como do Opel Speedster. A Tata diz que ele terá baixo volume, baixo custo de produção e plataforma de arquitetura aberta para uso de startups e empresas terceirizadas. O bólido pode até ser elétrico por conta dessa última característica.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Versão de maior sucesso do sedã francês da Citroën, C4 Lounge Live esgota em dois meses

Picape do Fiat Mobi inicia bateria de testes e deve ser lançada em meados de 2019

Citroën C5 AirCross é registrado no INPI e pode indicar importação do SUV para o Brasil

Mercedes-Benz Classe A Sedan estreia na China durante Salão de Pequim como "mini-C"

Reestilizado, Chevrolet Cruze já roda em testes no Brasil e deve ser lançado em 2019

Toyota confirma Corolla Hybrid e C-HR elétrico para 2019 na China, parte da sua estratégia

Volkswagen Golf reestilizado pode atrasar, de novo, e ficar para meados do segundo semestre

Face-lift de Renault Sandero e Logan é adiado para o primeiro semestre de 2019

Mercedes-Benz começa a produzir o novo Classe A na fábrica de Rastatt, na Alemanha

Segundo jornal, Chery e CAOA podem desenvolver carro específico para Brasil