Especial Lançamentos 2017 #36: o que esperar da Volvo para o Brasil neste ano?


A Volvo tem um lançamento previsto para 2017, mas pode ter dois: S90 e V90, que devem complementar a família topo de linha da Volvo. O primeiro a chegar será o sedã, ainda no primeiro semestre de 2017. Feito para substituir o S80, o rival de Audi A6, BMW Série 5, Jaguar XF e Mercedes-Benz Classe E, o S90 tem a missão de enfrentar principais os alemães. Durante um evento realizado em Málaga, na Espanha, a montadora sueca anunciou que o novo automóvel será lançado por aqui no primeiro trimestre de 2017, com preços entre R$ 350 mil e R$ 400 mil para rivalizar com os alemães Audi A6, BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E. No Brasil, o S90 deve usar o motor é um 2.0 Turbo a gasolina que desenvolve 320cv de potência auxiliando por um elétrico que desenvolve 90cv de potência e um gerador de 50cv ligado ao virabrequim, que juntos entregas 410cv de potência e torque de 65kgfm, acoplado a um câmbio automático de 8 velocidades. Com o motor elétrico ele roda 45cv. Mas também é possível esperar pela versão T6, o S90 conta com o 2.0 Drive-E a gasolina com 320cv e 40,6kgfm, tendo ainda câmbio manual de 6 marchas ou automático de 8, além de tração integral, mesmo motor que equipa o utilitário esportivo XC90 no Brasil. Entre os equipamentos, o carro oferece itens como head-up display, ar-condicionado de duas zonas, sistema multimídia com Apple CarPlay e Android Auto, alerta de mudança de faixa, sistema de frenagem automática, controle de cruzeiro adaptativo Pilot Assist (que mantém o carro alinhado nas faixas da pista a até 130 km/h), sistema City Safety (consegue detectar animais de grande porte, com aviso intuitivo e suporte à frenagem para ajudar a evitar uma colisão), entre outros. Com 4,96 metros de comprimento, 1.89 metro de altura e com 2,94 metros de entre-eixos, o S90 tem o porte de um BMW Série 5, mas parece maior. A Volvo espera vender cerca de 100 unidades do S90 por ano Brasil, média de 8 unidades mensais.


Apesar de ainda agradar uma pequena parcela de clientes que buscam a classe, conforto e espaço de um, elas vem perdendo espaço para os utilitários esportivos. E é isso que leva a Volvo Brasil a dúvida em trazer a bela V90 para o Brasil. Em entrevista a revista Auto Esporte, João Oliveira, diretor comercial da Volvo Cars Brasil disse que, “seria importante levar a V90 para o Brasil para reforçar a tradição da Volvo no segmento. Mas não há uma data para que isso aconteça”. E não é a primeira vez que a Volvo deixa no ar a possibilidade de trazer a V90 para o Brasil. Derivada do S90, a V90 é a sucessora da V70, nada mais que o best seller do mercado sueco, a V90 tem uma dura missão: substituir a irmã e se tornar o automóvel mais vendido na Suécia, trazendo luxo e sofisticação. Entre os destaques dos novos integrantes da família 90 estão a proximidade com o XC90, principalmente na dianteiras com faróis e grade que lembram bastante o utilitário. Na lateral, os vidros laterais lembram bastante os que foram apresentados no Concept Coupe e Estate Concept, enquanto na traseira o destaque fica por conta nas lanternas, que formam um "L". Assim como os outros dois modelos da família 90 da Volvo, a nova V90 é construída a partir da plataforma Scalable Product Architecture (SPA), com a mesma mecânica do sedã.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Toyota dá a entender que o Celica pode ressurgir como cupê esportivo criado pela GR