sábado, fevereiro 04, 2017

Especial Lançamentos 2017 #34: o que esperar da Toyota para o Brasil neste ano?


A Toyota deve ter três lançamentos confirmados para 2017. O primeiro deles inclusive já aconteceu: o face-lift da linha Etios, que recebeu as mesmas mudanças da versão Platinum e da série especial Ready!, que agora estará disponível para todas as versões. Desde o X até o Platinum. A explicação é que eles foram usados para “validar” as mudanças de para-choques, grade e spoilers – em português claro, ver a aceitação do público. Lançado em 2012 no Brasil, o Etios Hatch ganha nova grade dianteira, novo para-choque dianteiro e traseiro, novas rodas de de 15 polegadas, acabamento preto na coluna central, entre outros. Além disso, a versão XLS passa a oferecer saias laterais (antes disponível apenas na Platinum), enquanto a Platinum ganhou um detalhe cromado na grade dianteira e tapetes de carpete. Logo em seguida deve ser lançado o novo Corolla. Seu lançamento deve ocorrer entre o final de Março e o início de Abril. A chegada da linha 2018 marca a chegada de maçanetas novas, com acabamento cromado, enquanto os faróis e grade frontais trazem novo desenho, mais agressivo, compondo com o também novo para-choque com linhas mais vincadas, que deixam com aspecto mais esportivo. Atrás, as lanternas recebem luzes de LED e lentes mais escuras. Novas rodas (aro 16″ ou 17″) completam o pacote visual. O design o deixa bem mais moderno e com menos cara de "tiozão", ponto muito criticado do sedã médio, mas que mesmo assim mantém a liderança do segmento de Sedãs Médios. Se o design externo melhorou, a lista de equipamentos passa a ficar mais interessante. Agora, o Corolla traz alerta de mudança involuntária de faixa, sistema pré-colisão e piloto automático adaptativo, que previne ou reduz o impacto numa colisão ao monitorar o tráfego com um laser e uma câmera – tudo como equipamento de série.


Na versão brasileira, o Corolla deverá enfim ganhar o aguardado controle de estabilidade (ESP), recurso ainda não oferecido nem mesmo na versão topo de linha Altis. A mecânica não deve trazer novidades. Antecipado no Salão de São Paulo, a Toyota ainda deve apresentar as novidades para o reestilizado RAV4. Ele deve ser lançado em Abril de 2017 segundo a marca japonesa. Apresentado em 2015, as novidades visuais eram esperadas para este ano, mas algo deu errado. Ele ainda pode ser lançado em Março com vendas iniciadas em Abril. Atualmente o RAV4 é ofuscado pelas versões de entrada da SW4, ou seja, a Toyota ainda deve trabalhar para que eles não tenham preços cruzados para nenhum se canibalizar. O SUV Médio da Toyota recebe novos faróis, grade, capô, para-choque dianteiro e traseiro, rodas de liga leve, lanternas e tampa do porta-malas. Além de mudar o visual, a Toyota adiciona três novas cores ao catálogo do RAV4: Prata Sky Metálica, Preto Currant Metálico e Azul Eletric Storm. No interior, as novidades ficam por conta do acabamento interno com mais qualidade, ficando mais caprichado. Os upgrades estão na nova manopla de câmbio e mais porta-objetos para guardar os óculos e porta-copos maiores, que comportam canecas grandes. Ainda entre as novidades internas, há novo grafismo do painel de instrumentos com tela de 4,2" polegadas e tomadas adicionais USB e de 12V. A central multimídia touch screen com tela de 7" polegadas também é nova. Também antecipado no Salão, mas por um conceito, o C-HR pode vir ao Brasil primeiramente vindo do México. O C-HR é a resposta direta para concorrer com Nissan Kicks, Jeep Renegade e principalmente Honda HR-V. Medindo 4,36 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,55 m de altura e 2,64 m de entre-eixos, o C-HR entrega um porta-malas de 370 litros com o banco traseiro em posição normal.


Na Europa, ele traz alguns itens de série exclusivos como piloto automático adaptativo com frenagem autônoma e reconhecimento de pedestre, alerta de evasão de faixa com controle da direção e faróis com facho alto automático. Possivelmente o nosso primeiro C-HR também seja mexicano, com características técnicas simplificadas em relação ao modelo europeu, mas mantendo a plataforma modular TNGA. Aqui ele não deve contar com motor híbrido e deve usar o mesmo powertrain do Corolla, o 2.0 16v Flex que desenvolve 154/143cv de potência com torque de 20,3/19,4kgfm, acoplado ao câmbio automático CVT que simula 7 velocidades. Suas chances de se tornar líder de vendas no Brasil são realmente grandes, uma vez que o atual líder é o seu maior rival: o Honda HR-V. A produção pode passar a ser nacional em meados de 2018, junto do Corolla. Lançamento mais distante, o Vios é uma promessa de anos. O sedã passou por um recente face-lift de meia-vida na Tailândia e pode vir para concorrer com o Honda City. Alinhado ao novo face-family da Toyota, ele ganha novos faróis projetores com LEDs diurnos integrados, grade frontal em “T”, faróis de neblina reposicionados e rodas 15″ e 16″ com novo design. Na traseira, as lanternas ganharam novas lentes e disposição interna. Além disso, o para-choque ganhou design mais “limpo” que o do modelo anterior. No interior, as mudanças são mínimas. Destaque para as quatro opções de cores para o acabamento interno. Itens como acesso e partida sem chave, bancos de couro e ar-condicionado digital continuam a ser oferecidos, enquanto câmera auxiliar traseira agora está disponível nas versões mais equipadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário