Especial Lançamentos 2017 #21: o que esperar da Lifan para o Brasil neste ano?


A Lifan deve ter um ano de 2017 bastante agitado em relação ao monótono ano de 2016. A marca deve apresentar três novidades no nosso mercado, porém um ainda é incerta. Os confirmados são o X80 e o reestilizado X60, este último ainda com opção de câmbio automático CVT. Apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, o X80 deve ser um dos chineses mais caros do nosso mercado, porém um com os maiores custo/benefício do mercado. A Lifan confirmou seu lançamento para o primeiro semestre de 2017. Ainda assim deve ser o automóvel mais barato do seu segmento, uma vez que seu porte é para ser rival de Mitsubishi Outlander, Kia Sorento, Hyundai SantaFé, entre outros. Vistoso, o X80 possui generosos 4,82 metros de comprimento, 1,93m de largura e 2,79 metros de  entre-eixos, porte semelhante ao da Toyota SW4. Por isso mesmo, diferentemente do X7, consegue ter um porta-malas razoável mesmo quando com sete passageiros, e também acomodar adultos na terceira fileira. O motor é o 2.0 16v Turbo que entrega 184cv, acoplado ao câmbio automático de 6 velocidades. O X80 chegaria ao Brasil com preços na casa dos R$100.000, entrando num mercado um pouco mais exigente. Apesar de ser uma pechincha pelo seu porte, mecânica e itens, se tornaria o chinês mais caro a venda no país. Entre os itens de série, o X80 deve manter-se bem equipado como todo bom chinês. Em seu design, destaque para os faróis com repetidores de direção em LED e projetores duplos, bem como LEDs diurnos e faróis de neblina no para-choque. Podemos notar também sensores de estacionamento dianteiros no Lifan X80.


A grade tem frisos prateados, sendo a mesma tonalidade do protetor central. Na traseira, as lanternas são divididas pela tampa do porta-malas e apresentam friso cromado. O para-choque dispõe de duas saídas de escape integradas e peito central prateado. Por dentro, o visual é igualmente moderno e de inspiração BMW. Há revestimento imitando madeira e couro no volante e assentos. Além do X80, o best-seller de vendas da Lifan, o X60 ganha uma nova grade dianteira, que conta com uma barra horizontal destacada, com a inscrição Lifan em letras garrafais, além do novo para-choque de linhas mais atuais. Há luzes diurnas em LEDs, enquanto os faróis auxiliares de neblina sobem para a área intermediária (lembra um BMW) e os novos faróis preservam o formato, mas com elementos internos renovados. Na traseira, as lanternas mudam levemente e o para-choque recebe um novo acabamento na parte inferior, com duas saídas de escape (uma decorativa) e um aplique na parte central. Os retrovisores externos são novos, mais tradicionais e com luzes de seta integradas, assim como as rodas de liga leve, que recebem novo desenho com face diamantada e interior pintado de preto. No interior, o painel ganha importantes novidades visuais, com um novo painel, com um acabamento melhor. Ele passa a vir com acabamento de costuras visíveis. Na região central, há novos botões de comandos do ar-condicionado (o indicativo de temperatura e velocidade passa a ser exibido na tela central) e novas saídas de ar retangulares com acabamento cromado.


Na parte inferior estão os botões de aquecimento dos bancos dianteiros, acendedor de cigarro, tomada 12V, entrada USB/AUX e botão de desativação do ESP. O Brasil ainda deve receber ESP como item de série e o motor continua o mesmo 1.8 16v a gasolina que desenvolve 128cv de potência e 16,8kgfm de torque. Outra novidade para o utilitário é a oferta do câmbio automático do tipo CVT. As versões com câmbio manual devem seguir em linha, mas a Lifan admite que 60% no mix de vendas deve ser do modelo automático. Modelo inferior ao X60, o X50 nada mais é que o hatch do 530 com design aventureiro. O hatch aventureiro da marca chinesa entra no mercado com pretensão de bater de frente com Hyundai HB20X, Volkswagen CrossFox, Renault Sandero StepWay, Toyota Etios Cross entre outros. O X50 já conta com peças de reposição no Centro de Distribuição da marca, em Salto, no interior de São Paulo. O X50 tem a função de ficar logo abaixo do X60 e deve servir como um "hatch-SUV". Segundo a Lifan, o modelo é um "crossover" e "estabelecerá um novo patamar de vendas da empresa no Brasil". Isso por que a Lifan pretende emplacar cerca de 500 unidades mensais do hatch. No Brasil, o X50 pode adotar o mesmo motor do 530, o 1.5 16v que rende 103cv de potência e 13,9kgfm de torque, com câmbio manual ou automático CVT. O X50 deve ser produzido no Uruguai assim como X60, 530 e Foison, chegando ao Brasil sem pagar imposto de importação. Com 4,10 metros de comprimento e 2,55 metros de entre-eixos, o X50 deve ser um dos mais espaçosos do segmento. Seus preços devem ficar na casa dos R$50.000 aos R$55.000, mas seu lançamento ainda é incerto, já que ele é previsto para nosso mercado desde 2015.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Renault lança oficialmente o inédito Kardian no Brasil, que estreia partindo de R$ 112.790