quinta-feira, novembro 17, 2016

Jaguar apresenta o moderno e tecnológico I-Pace Concept no Salão do Automóvel de Los Angeles


Enquanto a Tesla larga na dianteira, todas as marcas que vendiam apenas automóveis movidos a combustão tiveram que correr atrás do prejuízo. Tanto que agora a Jaguar está apresentando o I-Pace Concept, que seria um rival para o Tesla Model X. A Jaguar o pretende revelar em versão de produção no final de 2017, já como linha 2018, o que mostra que a marca inglesa pode largar na frente de algumas rivais. No Salão do Automóvel de Los Angeles, a empresa mostrou o conceito que mede 4,68 metros de comprimento, 1,89 metro de largura e tem ótimos 2,99 metros de entre-eixos. Algo como ter um Peugeot 408 com entre-eixos de Audi A8. Ou um Kia Sorento com o espaço interno de um Bentley Bentayga. E esses nem são os números mais impressionantes que ele tem para exibir. Segundo a Jaguar, ele conta com dois motores elétricos, um no eixo dianteiro e outro no traseiro, que entregam 406cv de potência com torque de 71,3kgfm. Com esse conjunto ele acelera de 0 a 100km/h em 4 segundos e possui uma autonomia de 350km e com uma carga completa de suas baterias de 90 kWh e leva 90 minutos para recuperar 80% dessa carga com a ajuda de um carregador rápido. Seu bom desempenho é dado pelo seu baixo arrasto aerodinâmico de 0,29Cx.


Entre os destaques do conceito estão o porta-malas tem 530 litros e as rodas são de aro 23″, mas elas certamente são um dos únicos aspectos do conceito que serão suavizados na versão de produção. Sem a necessidade de abrigar componentes mecânicos, apenas as baterias, o piso do modelo é plano e seu centro de massa é baixo.No interior, destaque principal vai para o espaço e um painel com a elegância característica dos modelos da marca. Há até uma certa inspiração na Volvo, com um console central flutuante, que ficaria mais natural na época em que as duas marcas faziam parte do portfólio da Ford. Os controles da transmissão ficam localizados no console central, enquanto o painel de instrumentos é digital e conta com um sistema de som é controlado por uma tela sensível ao toque que fica baixa e bem ao alcance das mãos, o que facilitaria seu manuseio, segundo a Jaguar. A maioria dos fabricantes atuais prefere colocar as telas ao nível do para-brisa, para evitar distrações. Outro destaque do I-Pace Concept é o cuidado com o conforto oferecido pela conjunto de suspensão. Na dianteira há braços triangulares sobrepostos, enquanto o de trás se aproveita do que a Jaguar chama de Integral Link. Esse arranjo multibraços permitiria o ajuste da rigidez longitudinal e também da lateral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário