Ausente no Salão de São Paulo, Ford EcoSport reestilizado é apresentado para o Salão de Los Angeles


Você só percebe que um automóvel de fato se tornou global quando ele não é apresentado no seu país "de origem". O EcoSport foi lançado no Brasil em 2003 e ganhou sua segunda geração (com nível global, mas foi apresentada aqui) em 2012. Agora, pela primeira vez ele é apresentado nos Estados Unidos, indicando que o lançamento deve ocorrer no país. Ele será uma das grandes novidades da Ford para o Salão do Automóvel de Los Angeles. Assim como na Europa, o EcoSport perde o estepe na tampa do porta-malas, algo que só deve ser sanado na América do Sul na terceira geração do EcoSport, em meados de 2019. Para emplacar o Eco nos EUA, a Ford adotou o slogan “Go Small, Live Big” (algo como “Vá Pequeno, Viva Grande”. O EcoSport será o menor crossover da Ford nos Estados Unidos, se posicionando abaixo do Escape (derivado do Focus). Entre as novidades visuais do EcoSport estão os novos faróis, a grade que ficou maior e fica entre os faróis, assim como os faróis de neblina também são novos. O pisca sai dos faróis e vai para o mesmo conjunto dos faróis de neblina. A placa agora ocupa o espaço sob a grade, em uma grande barra entre ela e o que parece ser um “peito de aço” estilizado. Como não há estepe na traseira, a exemplo do EcoSport já vendido na Europa, a placa fica bem próxima das lanternas, que não mudaram de formato. O puxador da tampa traseira continua disfarçado na lanterna direita. Mesmo com o "disfarce", a tampa do porta-malas ainda abre para a direita.


No interior, tudo é novo: destaque para a nova central multimídia com Sync 3 com tela de 8″ “flutuante”, compatível com Apple CarPlay e Android Auto. As saídas de ar centrais agora ficam sob a tela e acima dos comandos do ar-condicionado. Antes, elas ficavam uma de cada lado dos comandos do Sync. O volante veio do Focus, com comandos do controlador de velocidade do lado esquerdo. O controle dos retrovisores saiu do puxador da maçaneta da porta do motorista e foi para o apoio de braço, pouco acima dos comandos dos vidros elétricos. No geral, as linhas estão mais retilíneas e elegantes, enquanto o acabamento parece bem mais esmerado. Sem o estepe, o EcoSport fica com 4,02 metros de comprimento (22cm menor que o brasileiro), além dos já conhecidos 2,52 metros de entre-eixos, 1,70m de altura e 1,77m de largura. O porta-malas é de 362 litros. Nos EUA ele deve ser vendido com motores 1.0 12v EcoBoost a gasolina que deve desenvolver 125cv de potência e 17,3kgfm de torque com tração 4x2 e o 2.0 16v a gasolina de 160cv de potência com torque de 20kgfm com tração 4x4. Ambos os motores são equipados com câmbio automático convencional de 6 velocidades. O EcoSport deve ser exportado da fábrica indiana de Chennai, se tornando o primeiro automóvel "indiano" a ser vendido nos EUA. Os americanos terão dez opções de cores em quatro versões: S, SE, SES e Titanium. E o carro só começa a ser entregue em 2018. Segundo a Ford, o EcoSport será o primeiro carro lançado pelo Snapchat. Detalhe desimportante se ele conseguir se manter competitivo diante de uma concorrência cada vez mais agressiva. No Brasil, as mesmas mudanças visuais chegam em 2017.



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