Especial Lançamentos #41: o que esperar da Toyota para o Brasil no ano de 2016?


A Toyota deve ter um ano agitado no Brasil. Além da nova geração da SW4, a Toyota deve lançar no Brasil o Yaris R Sedan, nova geração do Prius, o face-lift da RAV4, os novos motores e face-lift de Etios Hatch e Sedan, importar o Yaris e produzir ou importar seu primeiro utilitário esportivo, conhecido pelo conceito C-HR Concept. A Toyota deve lançar a nova geração da Hilux SW4 no Brasil nos próximos dias 15 e 16 de Fevereiro. A mudança no utilitário esportivo foi tão radical que a Toyota deve até mesmo esquecer o nome Hilux da SW4. Agora, seu nome de batismo é Toyota SW4. Agora, a Toyota apresenta um hotsite exclusivo para o utilitário, assim como aconteceu com a irmã Hilux em Novembro ao ser lançada. A página exibe um teaser do modelo, além de detalhes internos, como o volante, painel de instrumentos, botão de partida, bancos revestidos em couro, rodas, acabamento que imita madeira e faróis e lanternas de LEDs, além de um formulário para se cadastrar e receber novidades a respeito do novo modelo. Com o lançamento nos próximos dias, o utilitário começa a ser vendido apenas em Março nas concessionárias da marca. Até lá, a Toyota quer "eliminar" todas as unidades da atual geração, com promoções que estão acontecendo desde o fim de 2015. A nova geração do utilitário deve chegar ao mercado primeiramente com motor 2.8 Turbo Diesel que desenvolve 181cv de potência com torque de 42,8kgfm com câmbio manual de 6 marchas ou 45,9kgfm de torque quando equipada com câmbio automático de 6 velocidades. Porém o câmbio manual para o motor 2.8 Turbo Diesel deve ser especial do mercado argentino. Segundo informações, o motor 2.8 será oferecido apenas com câmbio automático de 6 velocidades. A versão 2.7 16v Flex deve ser lançada no segundo semestre de 2016, junto da picape. Os rumores indicam que a Toyota deve trazer o Yaris R Sedan para o mercado brasileiro. Espécie de "mini-Corolla", o Yaris R tem sido flagrado constantemente nas ruas brasileiras por diversos sites e revistas no país, indicando sua importação no primeiro semestre de 2016. Rival do Honda City, o Yaris R ficaria entre o Etios Sedan e o Corolla. Segundo a Toyota, o carro está no país “apenas para testes de laboratório”. A marca enfatiza que não revela informações sobre novos produtos e futuras estratégias de mercado. Baseado no Mazda2 Sedan, o Yaris R tenta mostrar um parentesco com o face-family da Toyota, mas fica evidente que a origem Mazda está ali. A produção é localizada em Salamanca, no México, com produção de 50.000 unidades por ano. O sedã é ligeiramente mais curto que o Honda City. São 4,32 metros de comprimento (ante 4,45m do Honda) e 2,57m de entre-eixos, apenas 3cm a menos que no rival direto. O porta-malas tem capacidade de 410 litros e os bancos traseiros podem ser rebatidos no esquema  40/60. O motor do sedã é o 1.5 16v VVT e injeção direta de combustível, que desenvolve 116cv de potência e 15,1kgfm de torque, com opção de câmbio manual ou automático, ambos de 6 velocidades. No Brasil, o motor tem grande chance de ser Flex. Preços ficariam entre R$60.000 a R$74.000.


A Toyota confirmou novos motores para seus compactos no mercado brasileiro para 2016. A dupla Etios Hatch e Etios Sedan deverão ganhar nova mecânica graças a produção dos motores em Porto Feliz (SP) e da fábrica do câmbio manual em Itu (SP). A japonesa espera lançar os novos motores no primeiro semestre de 2016, que será responsável pela produção dos novos motores. Segundo o coordenador-chefe da empresa para a América Latina e Caribe, Luiz Carlos Andrade, “serão novos motores 1.3 e 1.5, diferentes dos atuais”. Ainda não se tem detalhes da nova mecânica do hatch e do sedã, mas é possível que os novos motores desenvolvam maior potência e torque para se equiparar com os rivais. A fábrica de Porto Feliz já emprega 180 funcionários e em uma primeira fase deve empregar 340 funcionários. O investimento previsto para a planta é de R$1 bilhão e levou a fabricante de transmissões Aisin a construir uma planta em Itu (SP), que será responsável pelas caixas manuais do Etios. A opção de câmbio automático CVT estaria sendo estudada pela Toyota, que podem influenciar ainda mais nas vendas do hatch e do sedã. Entre as novidades no design, o Etios deve ganhar novos faróis dianteiros, nova grade, novo para-choque dianteiro e traseiro, novo layout das lanternas, novas rodas de liga leve e possivelmente capô e para-lamas. No interior, as novidades podem ser escassas, mas o problema do painel a frente do motorista pode ser sanado, além de algumas pendências internas, que ainda fazem dele uma opção a não ser considerada por alguns consumidores. No Brasil, a chegada da nova geração do Prius deve ocorrer em 2016. Alguns falam que sua chegada está marcada para Março ou Abril, mas a Toyota confirmou que seu lançamento é até o Salão do Automóvel de São Paulo de 2016, que acontece em Outubro. A nova geração é uma das certezas da Toyota para o evento brasileiro. Construído sobre a plataforma TNGA, a nova geração está mais leve, com chassi 60% mais rígido e centro de gravidade mais alto. O Prius usa o motor 1.8 16v é capaz de desenvolver 97cv de potência e torque de 14,5kgfm, enquanto o motor elétrico desenvolve 73cv, com bateria de níquel metálico, posicionada abaixo do banco traseiro, não ocupando mais o espaço do porta-malas, que nessa geração é de 502 litros. Além disso, as baterias auxiliares também foram reposicionadas, agora no compartimento do motor. Vendido atualmente por R$116.660 (a nova geração pode custar cerca de R$105.000), a produção seria em regime CKD, que traz as peças e apenas monta no país. A produção seria localizada em São Bernado do Campo (SP), mas com imposto menor "a conta ainda não fecha", disse um informante da empresa japonesa.


Durante o último Salão do Automóvel de Nova Iorque, a Toyota apresentou o reestilizado RAV4. Entre as principais mudanças visuais estão concentradas na dianteira, onde o SUV Médio da Toyota recebe novos faróis, grade, capô, para-choque dianteiro e traseiro, rodas de liga leve, lanternas e tampa do porta-malas. Além de mudar o visual, a Toyota adiciona três novas cores ao catálogo do RAV4: Prata Sky Metálica, Preto Currant Metálico e Azul Eletric Storm. No interior, as novidades ficam por conta do acabamento interno com mais qualidade, ficando mais caprichado. Os upgrades estão na nova manopla de câmbio e mais porta-objetos para guardar os óculos e porta-copos maiores, que comportam canecas grandes. Ainda entre as novidades internas, há novo grafismo do painel de instrumentos com tela de 4,2" polegadas e tomadas adicionais USB e de 12V. A central multimídia touch screen com tela de 7" polegadas também é nova. Faz tempo que a Toyota sonha com um hatch para ficar logo acima do Etios Hatch no Brasil. Atualmente quem poderia assumir esse posto é o Yaris Hatch tailandês. Com o início dos testes do Yaris R mexicano (um sedã para concorrer com o Honda City que não tem nada a ver com o Vios) no Brasil, a Toyota começará a vender o Yaris tailandês na Argentina no segundo semestre de 2016. Caso tenha boa aceitação no mercado argentino, a Toyota tem grandes chances de expandir sua produção no Brasil para atender o mercado interno e demais países latinos. Bem diferente do europeu, o Yaris tailandês é maior e um design mais simples. O hatch chega a Argentina com o motor 1.5 16v que desenvolve 107cv de potência, sempre movido a gasolina. De acordo com o Autoblog Argentina, o desempenho do modelo nas lojas será avaliado para decidir se em algum momento o Yaris será produzido no Brasil. As chances do Yaris fazer sucesso na Argentina são grandes, uma vez que a Toyota é bem vista no mercado vizinho, assim como no Brasil. O nosso Etios é atualmente o terceiro automóvel mais vendido na Argentina, além dos bons resultados do Corolla e da picape média Hilux. O primeiro passo foi dado no Salão de Buenos Aires deste ano, onde a boa aceitação do modelo pelo público fez a Toyota optar por vender o Yaris na Argentina. A Toyota recentemente investiu R$30 milhões na ampliação de Sorocaba (SP).


A vinda do Toyota C-HR em sua versão de produção pode ter causado uma certa expectativa em quem colocava todas suas fichas como o provável novo líder do segmento de SUVs Compactos, mas durante o Salão do Automóvel de Tóquio, no Japão, uma notícia que deixar todos "tristes" com uma provável nacionalização do utilitário compacto. Cogitado para o mercado brasileiro em seu desenvolvimento, o CEO da Toyota na América Latina e Caribe deixou claro que o automóvel não deve ser vendido no Brasil. Segundo Steve St Angelo, "Eu amo o C-HR e até analisamos a possibilidade, mas com todos os impostos e custos no Brasil, seria caro". Quanto a produção nacional, nas duas fábricas brasileiras, Angelo diz que "No momento, não. Ainda há os impostos nas peças e o posicionamento da produção no país ainda é caro neste momento, o que colocam algemas nos fabricantes. Nesse caso, fica difícil competir com o México e outros lugares". Com lançamento marcado para o Salão do Automóvel de Genebra de 2016, em Março na Suíça, a versão de produção do C-HR Concept deve ser equipado com motor 1.2 Turbo na Europa, similar ao que é usado no hatch Auris. No Auris, o motor rende 115cv de potência e 18,8kgfm de torque máximo, podendo vir associado a um câmbio automático do tipo CVT ou manual de seis marchas. Apesar do discurso do executivo, o C-HR pode estar a medida para o mercado brasileiro e deve considerar que isso pode ser apenas um "blefe" - ou não.


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