Especial Lançamentos #2: o que esperar da Audi para o Brasil no ano de 2016?


A Audi vem preparada para 2016 para manter sua trajetória de crescimento. Para 2016 porém, os lançamentos trazem menos automóveis de peso para seu crescimento, se não fosse a nova geração do A4. Tanto o sedã como a station wagon devem chegar no Brasil para brigar com BMW Série 3, Mercedes-Benz Classe C, Lexus IS e Volvo S60. A nova geração do A4 cresceu e agora mede 4,72 metros de comprimento (4,70m do atual) e 2,82 metros de entre-eixos (ante 2,80 metros). A largura também cresceu 2cm, totalizando 1,84 metro, mas o altura foi mantida em 1,42m. O porta-malas do sedã leva 480 litros de capacidade. Sob o capô, o novo A4 conta com motores a gasolina, com turbo. Entre as opções oferecidas serão o 1.4 TFSI de 150cv ou 170cv, seguido da nova geração do 2.0 TFSI, que desenvolve entre 190cv a 252cv. Para todos os motores, a opção de câmbio é o manual de 6 marchas, que é cerca de 16kg mais leve. Ainda há a opção de câmbio S-TRONIC de 7 velocidades, substituindo o atual CVT. Com o motor mais manso, o 1.4 TFSI, que substitui o 1.8 TFSI, acelera de 0 a 100km/h em 8,9 segundos e promete consumo de 20,4km/l, cerca de 21% mais eficiente. No caso do 2.0 TFSI, acelera de 0 a 100km/h em 7,3 segundos e consumo médio de 20,8km/l. Nos dois casos os números de aceleração e de consumo levam em conta as versões equipadas com câmbio S-TRONIC e tração dianteira. Os preços devem ficar na casa dos R$140.000. Já a versão S4, mais esportiva deve ser apresentada durante o Salão do Automóvel de São Paulo de 2016. O novo motor 3.0 TFSI que desenvolve 354cv de potência e torque de 50,9kgfm. O lançamento do novo A4 ocorre ainda no primeiro semestre, podendo ocorrer em Março.


O Q7 chega ao Brasil com nova geração e fica maior. O "SUVZÃO" está quase 400kg mais leve. Por aqui ele deve trazer os motores 3.0 V6 TSFI e 4.2 V8 a diesel (a confirmar), estejam passados de uma geração para a outra, ganhando alguns ajustes para melhorar o desempenho, aumentar a potência e reduzir o consumo e as emissões. O modelo que foi apresentado no final de 2014 e marcou presença em Detroit e marca presença no Salão de Genebra, o Q7 para o Brasil deve usar motor Turbo Diesel 3.0 V6 que desenvolve 373cv de potência e torque de 71,4kgfm de força, acoplado a um câmbio automático de 8 velocidades primeiramente. Isso porque motorização a gasolina ainda é cogitada a ser lançada no país, para aumentar o número de vendas do utilitário esportivo. Feito sob a plataforma MLB, o novo Q7 está 363kg mais leve que a antiga geração, além de trazer o novo padrão visual da Audi de design, com grande grade hexagonal, faróis mais afilados e retangulares, bem como as lanternas traseiras, ambos com LEDs. O Q7 chega no primeiro trimestre, sem data definida. Já o A1 deve ganhar um face-lift que o inclui no novo face-family da marca germânica. O modelo inclusive já consta no site da Audi Brasil e deve ser vendido apenas em duas versões: Attraction e Ambition, ambas com motor 1.4 TFSI, mas com potência diferentes. A primeira deve desenvolver 122cv e 20,4kgfm enquanto a outra entrega 185cv e 25,5kgfm de torque, sempre acoplado ao câmbio automático S-TRONIC de 6 velocidades. Embora na página principal continue o modelo anterior. No entanto, de acordo com a assessoria de imprensa da marca, as vendas do compacto atualizado ainda não começaram. O A1 foi renovado com face-lift, que o deixou de acordo com o face-family da Audi, mudando grade, faróis, para-choque dianteiro e traseiro, novo layout das lanternas, rodas e detalhes aprimorados no interior. As versões esportivos como a S1 Sportback são esperadas, também e tem lançamento confirmado para os três primeiros meses do ano.


Quem também tem o passaporte carimbado para 2016 é a nova geração do R8. Ele chega totalmente renovado, mesmo não parecendo, por ter mantido as principais características do design, e ficou mais próximo do irmão menor TT. Entre os destaques visuais estão os faróis a laser, que ilumina um facho de até 600m, garantindo maior segurança durante a noite. As motorizações devem ser o 5.2 V10 FSI já conhecido, que desenvolve 540cv de potência e torque de 54,9kgfm ou 610cv de potência e torque de 56,9kgfm na versão Plus. Com esse motor ele cumpre o 0 a 100km/h em 3,5/3,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 320/330km/h. O consumo médio é de8,4/8,1km/l e o número de emissões (CO2) é de 275/289g/km. O câmbio é automatizado de dupla embreagem S TRONIC de 7 velocidades, trazendo três tipos de condução, podendo passar as marchas de modo manual. A nova geração do superesportivo deve ser lançada no meio do ano. O A3 e-tron, que conta com motor 1.4 TFSI modificado e um propulsor elétrico que desenvolve 100cv de potência também é esperado desde 2015. Juntos, os dois motores (elétrico e o a gasolina) serão capazes de desenvolver 200cv de potência e 26,3kgfm de torque, enviados às rodas dianteiras por meio de um novo câmbio de 6 velocidades chamado de "e-S Tronic". O híbrido deve custar cerca de R$180.000. Continuando com o A3, o modelo deve ganhar a versão RS3, a mais nervosa do hatch, para competir com Mercedes-Benz Classe A 45 AMG. O motor é um 2.5 capaz de desenvolver 367cv e torque de 47,2kgfm. O RS3 chega no primeiro trimestre e o e-tron ainda não tem data confirmada. Quem também chega nos primeiros meses do ano são as versões TTS do TT, nas carrocerias Coupé e Roadster. O Q3 deve receber nacionalização na fábrica de São José dos Pinhais (PR) e o motor passa a ser Flex, assim como aconteceu com o A3 Sedan.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Onix e Onix Plus devem ganhar reestilização até o início de 2024 no Brasil

Chevrolet lança Feirão de Fábrica neste final de semana e Acelera Chevrolet até dia 31/03

Depois do Tiggo 5X, Chery lança no país o Tiggo 7 Sport, que chega por atraentes R$ 134.990

Volkswagen Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan Jetta e Amarok tem promoção até dia 31