Retrômobilismo#68: Eu vim dos pampas para carregar muitas histórias! Eu sou, a Ford Pampa!


Seguindo os passos da Fiat com a City, a Ford também lançava a sua picape compacta no mercado brasileiro em 1982, que obteve muito sucesso em toda a sua carreira. O modelo, derivado do Corcel e logo em seguida do Del Rey, a Pampa seguia a tradição da Ford em colocar raças de cavalos no nome de seus veículos. Pampa, é uma espécie de um cavalo malhado. Com o mesmo conforto e espaço do Corcel, a Pampa era bem maior que sua principal rival, motivo que levou o modelo ao sucesso. Para ter mais aptidões em terrenos acidentados, a Ford manteve o eixo rígido e adotou molas semi-elíticas, mais adequadas ao transporte de cargas, em lugar das helicoidais. Com o sucesso batendo a porta, as outras marcas trataram logo de lançar seus derivados, como a Volkswagen com o Saveiro e a Chevrolet com o Chevy 500, em 1983.


O motor era o 1.6 a gasolina que desenvolvia 90cv de potência com torque de 11,0kgfm de força acoplado a um câmbio manual de 5 marchas. A Pampa podia suportar os 600kg de carga, mas a Ford modificou bastante a plataforma do Corcel. O entre-eixos aumentou de 2,44m para 2,58 metros e a altura de rodagem aumentou em 3cm. Em 1984 ganhava o motor 1.6 CHT, com câmera de alta turbulência, com queima mais eficiente de combustível. No mesmo ano chegando ao auge, a Pampa 4x4, que não deixava órfãos os consumidores do Jeep Ford-Willys, que saia de linha no mesmo ano. A Pampa 4x4 tinha como inovação, como o sistema de tração traseira engatado por uma alavanca junto à de câmbio, como ainda é comum, ou seja, quando em operação 4x2 a tração era dianteira, e o uso 4x4 era temporário e sobre pisos de pouca aderência apenas, pois as relações dos diferenciais dianteiro e traseiro não eram exatamente iguais e por esse motivo a Ford recomendava velocidade máxima de 60km/h em operação 4x4.


Com tração 4x4, o modelo perdia um pouco do espaço da caçamba, mas isso não chegou a incomodar os consumidores, que levava apenas 440kg. Nos anos seguintes teve algumas unidades com problemas, onde os consumidores passaram a olhar com outros olhos a versão 4x4, que perdia a confiabilidade e a durabilidade do sistema de tração. Em 1986 a Ford lançava as versões "L" e "GL" que seriam as versões básicas e topo de linha e a Pampa recebia a grade frontal da versão 4x4. Em 1987, a Pampa passava por um face-lift e ganhava uma nova grade frontal semelhante à do Del Rey, de aletas horizontais, além de ganhar a versão Ghia, que se tornaria a nova versão topo de linha da picape. Nessa versão topo de linha havia o painel completo e vidros e travas elétricas, mas, por outro lado, o ar-condicionado foi abolido. Em 1989 a Pampa ganhava um reforço vindo da Volkswagen, graças a AutoLatina, que ganhava o motor 1.8 8v que desenvolvia 94cv e torque de 15,3kgfm, estava disponível as versões L, GL e Ghia, enquanto o 1.6 seguia firme e forte nas mesmas versões, mas com tração 4x4.


Já sem a companhia de Corcel, Del Rey e Belina, a Pampa seguiria sozinha por mais alguns anos. Foi que em 1991 a Ford lançava a versão S, que tinha o mesmo 1.8, mas que passava a render 99cv de potência, era a versão mais completa, que tinha como novidades as rodas exclusivas, bancos individuais, ganchos externos, borrachas protetoras para a caçamba, janela traseira corrediça, spoiler dianteiro com faróis de neblina embutidos entre outros itens. Em 1992 a Pampa ganhava uma nova grade e em 1994 passava a ter carburador eletrônico nas versões com motor 1.8. Perto do fim, a Ford tirava de linha as versões Ghia e Jeep “GL” 1.6 4x4 em 1995. Porém a Pampa não resistiu muito tempo no mercado.


A picapinha da Ford saía de linha no mercado em 1997 no mesmo ano que a Volkswagen lançava a segunda geração da Saveiro. Em seu lugar, entrava a Courier, que nunca vendeu bem no mercado como a Pampa e sequer conquistou a liderança do segmento, que nos futuros anos ganharia concorrência pesada da Fiat com a Strada e a Chevrolet, com a Montana. A Pampa, nestes 14 anos de produção vendeu cerca de 350.000 unidades, tornou-se um ícone do mercado nesse segmento e ganhou a confiabilidade dos consumidores por ser simples, prática e duradoura, assim como Corcel, Belina e Del Rey, a Pampa cumpriu muito bem seu papel. OBS: pra quem não sabe o outro significado de "pampa" é campo, muito usado no Sul, em estados como o Rio Grande do Sul, por exemplo.



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