Retrômobilismo#7: Rival do Jeep Willys, DKW Candango era a outra opção!


Na década de 1950, os jipes eram muito mais visados que do hoje em dia. Só para ter noção, o Jeep Willys foi líder de vendas no mercado brasileiro, sem falar no Toyota Bandeirante, além dele, claro, o DKW Candango. Com origem do DKW Munga, vendido na Alemanha, que é basicamente o mesmo Candango. Por aqui, de início o modelo recebeu o nome de Jipe DKW-Vemag, e só algum tempo depois recebeu o nome Candango, nome no qual foi uma homenagem aos operários que participaram da construção da capital Brasília, chamados de candangos.


Com opção 4x2 e 4x4, o Candango era uma opção para os militares no Brasil. A versão 4x2 era chamada de Candango 2 a com tração 4x4 era chamada de Candango 4 e tinha tração permanente e apresentava um desempenho inferior ao dos seus concorrentes no asfalto, a Vemag teve que acompanhar as necessidades de seus compradores e oferecer também um modelo com tração em apenas duas rodas. A carroceria era única, a DKW-Vemag vendia apenas o modelo com capota de lona, mas algumas empresas faziam as capotas de aço para o Candango.


O modelo foi lançada em 1958 e até 1961 era vendido com motor 0.9 de 3 cilindros dois tempos, que rendia 38CV de potência e torque de 7kgfm, o mesmo usado pela Vemaguet e pelo Belcar. A partir de 1961 o modelo ganhava o motor 1.0 de 4 tempos que rendia 50CV de potência. O modelo pesava 1.085kg e tinha medidas como o comprimento 3,44m, Entre-eixos 2,00m, Largura 1,70m e Altura de 1,74m. O tanque tinha espaço para 45 litros. Também teve uma versão simplificada do Candango, chamada de Praiano, lançado em 1962, que não tinha portas, e era oferecido apenas na cor azul claro, com rodas de aro 15.


No quesito mercado, o Candango não se deu muito bem. O modelo vendia pouco mais de 1.000 unidades anuais, se formos dividir as 7.848 unidades comercializadas entre 1958 à 1963. Em 1958 o modelo vendeu 1.174 unidades, em 1959 foram 1.968 unidades, em 1960, o recorde de vendas do modelo chegou à 2.481 unidades, em 1961 foram 1.582 unidades, em 1962 foram 615 unidades e em 1963 foram apenas 28 unidades, totalizando as 7.848 unidades do pequeno Candango. Sua saída de linha se deve à baixa procura dos militares, que era seu principal motivo para ter sido lançado no Brasil. Os militares, preferiam o rival Jeep Willys, que chegou a vender todas as unidades do Candango em apenas 1 ano de vendas, uma pena...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok